Topo

MMA


Com operação similar, Natália diz que mal dormiu ao ver lesão de Spider

Natália, que atua no Campinas e na seleção brasileira de vôlei, revelou que sente dores no local da lesão - Divulgação/FIVB
Natália, que atua no Campinas e na seleção brasileira de vôlei, revelou que sente dores no local da lesão Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

03/01/2014 13h04

Depois que Anderson Silva sofreu uma grave lesão na luta contra Chris Weidman, no UFC 168, muito se discute se o Spider retornará aos octógonos ou não. No Brasil, um outro caso semelhante aconteceu, com a jogadora de vôlei Natália, que atua no Campinas.

Anderson Silva fraturou a tíbia e a fíbula. Já a ponteira teve de passar por uma cirurgia na canela esquerda, para retirar um tumor benigno. Em ambos os casos, foi necessária a implantação de uma haste de titânio para ajudar na estabilização dos ossos. Em entrevista ao canal SporTV, a jogadora, que voltou às quadras seis meses depois da operação, revelou que mal dormiu depois de ver a lesão de Spider. "Você fica pensando naquelas imagens fortes e vem todo um filme na cabeça de tudo o que passei', disse.

Ela também afirmou que ainda sente dores quando há algum contato na região da lesão. "Se bato em algum móvel, depois do treino passo a mão ela está dolorida, mas na movimentação dentro da quadra não sinto absolutamente nada”, afirmou a jogadora. 

Natália revelou ainda que a parte psicológica é fundamental no processo de recuperação. “Meu corpo começou a se comportar de uma maneira que eu não estava acostumada, saltar do jeito que saltava eu não conseguia mais. A sua cabeça quer fazer, mas seu corpo não responde”, relatou.

Como o MMA é um esporte de muito contato, uma possível aposentadoria do brasileiro é discutida. Segundo o Dr. Steven Sanders, cirurgião responsável por Spider , Anderson, de 38 anos, perguntou quando poderá voltar a treinar

Nos EUA, um jogador de basquete conseguiu retornar depois de uma lesão semelhante à de Anderson Silva. Depois de 220 dias de recuperação, Kevin Ware estava apto para voltar a jogar.

Por outro lado, em 2008, o também lutador do UFC Corey Hill teve uma fratura igual à sofrida pelo brasileiro. Hill retornou aos octógonos, mas revelou pequenas sequelas da contusão, especialmente aos nervos. “É algo que carregarei para o resto da minha vida”, disse ao site MMA Fighting.