Topo

MMA


Pirueta e strip-tease de brasileiros roubam a cena na pesagem do UFC 169

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 19h41

A pesagem para o UFC 169, nesta sexta-feira, não teve encaradas tão tensas quanto em outras edições e foi marcada pelo clima amistoso entre os dois brasileiros que defendem cinturão – Renan Barão e José Aldo – e seus rivais americanos. O evento começa às 21h30 deste sábado (1º).

Renan Barão terá pela frente Urijah Faber na categoria peso galo. Ambos superaram a balança e se encararam; apesar de um princípio de tensão, eles se cumprimentaram normalmente. Mas Barão avisou na curta entrevista após o final: “vim para nocautear”.

Inicialmente era para a luta principal ser entre Renan Barão e Dominick Cruz, unificando o cinturão dos galos, mas o norte-americano se lesionou de novo e acabou substituído por Faber. Ao Sportv, Barão afirmou que lutará “diferente” neste sábado. “Pode esperar o melhor possível. Vou tentar a finalização a qualquer momento”, afirmou.

Já José Aldo precisará segurar Ricardo Lamas para manter o título da categoria peso galo. Os dois tiveram uma encarada cordial e até trocaram tapas na costas. Questionado pelo Sportv após a pesagem, Aldo disse estar com “uma energia muito boa”.

“Vocês nunca verão Zé Aldo desmotivado, nunca estarei dentro de uma área de conforto. Se acabar antes, melhor ainda, para ficar tranquilo e torcer para o Barão”, comentou o lutador, que vai para sua sexta defesa de título no UFC.

Coadjuvantes brasileiros roubam a cena

O grande destaque foi outro brasileiro: o amazonense Alan “Nuguette” Patrick, que chegou dando um salto mortal e levantou a mão esquerda em tom de ameaça contra seu rival na categoria leve (até 70,3kg), o canadense John Makdessi. Depois, em entrevista ao Sportv, brincou: “Ele é muito duro, mas por isso que é bom, porque o duro se quebra. Se fosse flexível, entortava.”

Patrick, que passou dificuldades na infância e trabalhou como engraxate e flanelinha, estreou no UFC Barueri, em outubro, nocauteando Garett Whiteley. Depois da vitória, se emocionou: "Não tenho palavras. Sou um garoto de rua que morou na rua. Obrigado, Brasil."

O outro brasileiro que está no card de amanhã, John Lineker, que terá como rival o russo Ali Bagautinov na categoria peso mosca, não teve uma pesagem tão tranquila. Lineker, com histórico de três multas por superar o peso determinado, novamente ficou acima do limite de 56,7 kg.

O brasileiro ainda tirou todas as roupas para enfrentar a balança, mas de nada adiantou - ele ainda superou o peso em cerca de 500 gramas. Uma hora depois, ele conseguiu atingir o limite.

Card Principal
Renan Barão x Urijah Faber – Peso galo - Disputa de cinturão
José Aldo x Ricardo Lamas – Peso pena - Disputa de cinturão
Frank Mir x Alistair Overeem – Peso pesado
John Lineker x Ali Bagautinov – Peso mosca
Jamie Varner x Abel Trujillo – Peso leve

Card Preliminar
John Makdessi x Alan Nuguette – Peso leve
Chris Cariaso x Danny Martinez – Peso mosca
Nick Catone x Tom Watson – Peso médio
Al Iaquinta x Kevin Lee – Peso leve
Clint Hester x Andy Enz – Peso médio
Tony Martin x Rashid Magomedov – Peso leve
Neil Magny x Gasan Umalatov – Peso meio-médio