Topo

MMA


Fim de semana não teve UFC - e nem precisou. Veja os nocautes e polêmicas

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

31/03/2014 08h32

O UFC anda apostando em um calendário repleto de eventos, de pequeno a grande porte. Mas neste fim de semana os fãs tiveram uma folga das noitadas de Ultimate. Poderia ser um “descanso”. Mas o que ocorreu foi justamente o contrário. Diversos eventos de MMA no exterior e no Brasil agitaram as noites de sexta, sábado e domingo.

O UOL Esporte reuniu o que de melhor aconteceu nestes cards, com alguns nomes conhecidos e outros ainda encarados como promessas, mas que não economizaram em nocautes, finalizações e algumas polêmicas.

Do cinturão conquistado pelo ex-UFC Toquinho, com uma discussão se ele segurou ou não sua finalização, a um chute à la Anderson Silva, confira o que o mundo do MMA fora do Ultimate ofereceu no fim de semana.

Toquinho campeão – mas com seguradinha?

O Brasil teve seu campeão neste fim de semana, o improvável Toquinho. Depois da polêmica demissão do UFC por segurar uma finalização, o mineiro foi contratado pelo World Series of Fighting e entrou no evento diretamente numa disputa de cinturão. Ele encarou Steve Carl e demorou 1min09s para mostrar sua especialidade. Caçou rapidamente Carl, pegou sua perna e “levou para casa”. Mas, na parte polêmica, Toquinho foi acusado mais uma vez de segurar a finalização. Veja e tire suas conclusões. O evento ainda teve uma grande vitória de Marlon Moraes, detonando seu rival com chutes na perna, e Yushin Okami, ex-UFC, finalizando.

Chute à la Anderson Silva no XFC

O evento XFC chegou à sua terceira edição no Brasil, sempre sendo transmitido pela RedeTV! e com sede nas dependências da emissora. E a luta principal da noite terminou com um nocaute arrasador. E bem ao estilo Anderson Silva. Luis “Sapo” Santos foi o autor da proeza. Ele encarou o mexicano Alfredo ‘Tsunami’ Morales e esperou até o terceiro round para vencer. Mas o fez com estilo. 

Cotovelada giratória em nocaute impressiona

Nocaute  - Reprodução - Reprodução
Daniel Willycat nocauteia com uma cotovelada digna de Jon Jones
Imagem: Reprodução

No Rio de Janeiro, o Fatality Arena teve um candidato a um dos nocautes do ano. Daniel Willycat encarou Mauro Pedra em um duelo de pesos galo e surpreendeu. Ele soltou uma cotovelada giratória certeira no rival, que acabou nocauteado no segundo round. O movimento é famoso por ser usado por Jon Jones, mas Willycat mostrou saber usá-lo com propriedade.

Thomas Almeida vence mais uma

Thomas Almeida - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Revelação no peso galo, o brasileiro Thomas Almeida segue invicto. Neste domingo, ele lutou o MMA Superheroes e teve duelo duro contra Vinicius Zani. Ele passou pela primeira vez do segundo round, mas conseguiu seu 12º nocaute em 16 lutas (tem mais quatro finalizações). A vitória veio no quarto assalto, quando uma sequência de golpes encerrada com uma joelhada fechou a conta.

Bellator: Russo fatura 50ª vitória

Vindo da Rússia, Alexander Shlemenko está há dez anos na ativa e conseguiu nesta sexta-feira uma marca impressionante: chegou ao seu 50º triunfo em 57 lutas. A vitória veio no Bellator 114, em que defendeu o cinturão dos médios na luta principal do evento. Shlemenko encarou Brennan Ward e chegou a 13 triunfos consecutivos com uma finalização. No segundo round, ele adaptou uma guilhotina para forçar Ward a bater.

Polêmica no Jungle Fight

O Jungle Fight realizou mais uma edição, agora em Foz do Iguaçu. O evento teve Jonas "Speed" Bilharinho vencendo Mário Israel para se tornar o campeão dos galos da organização. A luta foi equilibrada e o resultado veio em decisão dividida dos jurados. A vitória a Bilharinho causou revolta em muitos que acompanharam o evento e consideraram Israel o vencedor. A pressão é tanta, que o Jungle Fight anunciou a revanche imediata para 19 de julho.

Veterano de 38 anos fatura cinturão 

Babuíno -  Wellington Borges/Divulgação -  Wellington Borges/Divulgação
Veterano Babuíno comemora sua vitória no Circuito Talent, sexta-feira, em Osasco
Imagem: Wellington Borges/Divulgação

No Circuito Talent, em Osasco, foi um veterano de 38 anos que se deu bem na luta principal da noite. Marcos Babuíno lutou pelo cinturão dos penas da organização contra o único algoz do campeão do UFC Renan Barão, João Paulo Rodrigues. A luta acabou com um nocaute técnico no terceiro assalto. No mesmo card, o também veterano Eduardo Pamplona venceu Federico Torres por finalização aos 2min45s, com um katagatame.