Topo

MMA


Barão despenca 5 posições e novo campeão supera figurões no ranking do UFC

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 07h56

Como era esperado, o ranking do UFC sofreu grandes alterações depois do UFC 173, principalmente devido à derrota de Renan Barão. Ele foi nocauteado pelo norte-americano TJ Dillashaw, que é o novo campeão peso galo da organização. A conquista mexeu principalmente no ranking pesos por peso, que leva em conta todas as categorias em disputa.

Barão era o terceiro colocado na lista e na avaliação que é dada por jornalistas do mundo todo, acabou despencando cinco posições e agora é o oitavo melhor lutador do UFC. O potiguar vinha de uma série invicta de 33 lutas, que durou nove anos.

Já o novo campeão Dillashaw, que teve uma atuação perfeita, conseguiu inserir seu nome entre alguns dos figurões da entidade. Ele, que não estava entre os 15 primeiros do ranking peso por peso, apareceu diretamente na 11ª posição, à frente de grandes nomes como Vitor Belfort (12º), Benson Henderson (13º) e Alexander Gustafsson (14º)

Barão agora é o primeiro colocado no ranking dos galos e aguarda a chance de uma revanche contra Dillashaw. Outra possibilidade é que o norte-americano faça sua primeira defesa de cinturão contra outro brasileiro: Raphael Assunção (3º). Nesta mesma lista, uma surpresa foi Johnny Eduardo subir três postos mesmo sem lutar. Ele recentemente nocauteou Eddie Wineland, quando era considerado zebra.

No meio-pesado, quem se deu bem no UFC 173 foi Daniel Cormier. Depois de estrear no pesado, agora ele tem duas vitórias no meio-pesado. Ele finalizou o veterano Dan Henderson em Las Vegas e com isso subiu dois postos, de quarto para segundo, atrás apenas de Gustafsson. No salto, ele passou Rashad Evans (3º) e Glover Teixeira (4º).