Topo

MMA


Miocic nocauteia Maldonado em 35 segundos e silencia o ginásio em São Paulo

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

01/06/2014 01h43

Não deu para Fabio Maldonado. Apesar da bravurade aceitar uma luta fora de sua categoria e com três semanas de preparação, o "Caipira de Aço" sucumbiu ao peso pesado Stipe Miocic e foi nocauteado em 35 segundos. A derrota tão rápida silenciou totalmente o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com a torcida sem reação diante de um combate em que se esperava, conforme o sorocabano disse, "um banho de sangue".

Maldonado até começou indo para a cima e dando o primeiro golpe em Miocic. Mas não bastou, nos primeiros socos de Miocic, um peso pesado de mão forte, o brasileiro começou a balançar. Encostado na grade, Maldonado levou um golpe que o levou ao solo e terminou castigado no ground and pound, forçando a interrupção de Mario Yamasaki.

"Esse cara é um tanque de guerra, veio correndo na entrada, mas eu consegui parar e encaixar um bom golpe. Foi a minha noite", disse Miocic. "Obrigado Brasil, foi uma honra lutar para vocês."

Maldonado não foi para a coletiva de imprensa após o combate e apenas postou uma mensagem em sua página no Facebook. "Nem sei onde esconder minha cara de tanta vergonha. Desculpa pessoal", disse.

O combate entre Fabio Maldonado e Stipe Miocic surgiu do cancelamento da luta original, em que o norte-americano seria rival de Júnior Cigano. O brasileiro se machucou e, no improviso, o UFC convidou o sorocabano a se arriscar fora de seu peso, o meio-pesado, para uma luta nos pesados. Com três semanas de preparação e com um filho que chegou quatro dias antes da luta, Maldonado nem pensou em recusar.

Maldonado, dono de uma carreira invicta no boxe profissional, é famoso por lutas sangrentas no Ultimate, como as que fez contra Kyle Kingsbury, Gian Villante e principalmente, contra Glover Teixeira, no Rio. O sorocabano colocou em jogo uma série de três triunfos seguidos, para tentar se colocar entre os tops do ranking do meio-pesado.

Já Miocic tem uma boa carreira nos pesos pesados do UFC e é sétimo do ranking. Sua luta original, contra Cigano, poderia o colocar próximo do cinturão. O norte-americano de origem croata foi campeão nacional de boxe e wrestling e chegou a São Paulo com apenas uma derrota, para Stefan Struve.

Além da carreira de lutador, Miocic é bombeiro em sua cidade no estado de Ohio, nos EUA. Ele alterna treinos e jornadas salvando vidas, seja em emergências de saúde ou incêndios.