Topo

MMA


Warlley apaga rival e vence TUF nos médios; Cara de Sapato fatura no pesado

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

01/06/2014 00h41

O mineiro radicado no Rio Warlley Alves provou com mais uma atuação arrasadora porque chegou como favorito à final do TUF Brasil 3, na categoria médio. Em um combate contra Márcio Lyoto em que fez um “monólogo”, dominou todas as ações e conseguiu apagar o rival no terceiro round. Na categoria pesado, também com uma atuação segura, Antonio Cara de Sapato levou o título do reality show, ao vencer por pontos Vitor Miranda.

Warlley não teve dificuldades de impor seu ritmo veloz e sua pegada agressiva na luta, tanto na trocação quanto nos momentos de segurar a luta no clinch. Mas foi no round final que ele conseguiu definir a luta, quando pegou Lyoto em uma guilhotina e o fez “dormir” quase instantaneamente.

"Só faltava o trofeu do TUF para minha equipe, a X-Gym", disse ele, sobre a academia que conta com Anderson Silva. "Eu trabalhei muito. Desculpa se eu amarrei um pouco a luta, mas daqui para frente só farei luta emocionante."

O mineiro radicado no Rio Warlley dominou o primeiro round, fosse na trocação ou no clinch, e ainda arriscando um chute rodado que trouxe perigo a Marcio Lyoto. No segundo round, Warlley levou a luta para o chão. Depois de se levantar brevemente, ele acertou um pisão na cabeça do rival que chocou a torcida. No restante do round, a luta levantou e terminou morosa, no clinch com o catarinense apoiado na grade. Foi no terceiro que veio o movimento decisivo. Com agilidade, envolveu o pescoço de seu oponente e foi fim de luta.

Warlley Alves teve um desempenho arrebatador na casa, com um nocaute com joelhada chocante e uma finalização relâmpago. Antes disso, já vinha numa carreira de sucesso com vitórias no Jungle Fight e um cartel antes da luta deste fim de semana de sete vitórias, com 100% de aproveitamento.

Marcio Lyoto – que tem esse apelido por ter um estilo de lutar parecido com o de Lyoto Machida – também foi destaque até chegar à final. Antes desta estreia oficial no Ultimate, ele triunfou em todos os seus 13 combates.

Pesos pesados

Entre os pesos pesados, o combate foi de experiência contra juventude, já que Cara de Sapato é um talento recente, criado ao lado de Júnior Cigano. O paraibano foi campeão mundial de jiu-jítsu, até que resolveu investir no MMA. Começou com três finalizações e no TUF nocauteou e mostrou ter um jogo completo.

Já Vitor Miranda tem 35 anos e 13 lutas na carreira, com três derrotas. Vitor enfrentou até Fabio Maldonado, estrela principal do card de São Paulo, e teve o reality show como a chance definitiva de explodir. No fim Cara de Sapato foi melhor em pé, no começo da luta, e no fim conseguiu dominar o oponente no chão.

“Ter meus amigos e familiares e a galera torcendo por mim foi especial”, disse Cara de Sapato, que gerou vaias ao agradecer ao seu técnico no TUF, Wanderlei Silva. “Sei que muitos ficaram chateados (com o cancelamento do combate contra Sonnen), mas ele merece muito respeito por tudo o que fez na carreira. Assim como o Sonnen.”

O combate começou com Cara de Sapato andando para frente e tentando encurralar o rival. Eles foram para o clinch e uma joelhada acertou Vitor Moranda nas partes baixas, interrompendo a luta. Confiante, o paraibano seguiu pressionando e após uma boa sequência levou Vitor para o chão. De novo em pé, Vitor Miranda ameaçou com chutes, mas o oponente gesticulou não estar ligando.

No segundo round, Cara de Sapato aproveitou um desses chutes para pegar o pé e derrubar o integrante do time de Wanderlei Silva, apostando no ground and pound. Vitor Miranda chegou a ficar por cima e quase foi pego em um triângulo.

No terceiro, o paraibano já foi para o chão de cara, e foi amassando Vitor Miranda que ele encerrou o combate.