Topo

MMA


Sonnen admite "situação difícil" e cita fertilidade para explicar doping

Do UOL, no Rio de Janeiro*

10/06/2014 18h46

Flagrado em exame antidoping surpresa feito pela Comissão Atlética de Nevada, responsável pelas lutas realizadas em Las Vegas (EUA), Chael Sonnen admitiu estar em situação difícil para lutar no UFC 175 no dia 5 de julho – o adversário definido é Vitor Belfort, que também não foi aprovado nos exames de doping. O norte-americano criticou mudanças nas regras sobre o uso do TRT, tratamento de reposição de testosterona, e citou a necessidade do uso dos medicamentos por causa de problemas com fertilidade.

As substâncias anastrozol e clomifeno foram encontradas no corpo do lutador e estão definidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) como ilegais no esporte.

O anastrozol é capaz de reduzir o estrogênio do corpo e é utilizada por homens para tratar o hipogonadismo – doença citada por Sonnen para justificar uma baixa produção de testosterona. O clomifeno é usado por homens para aumentar os níveis de testosterona. Em entrevista à rádio Fox, nos Estados Unidos, Sonnen destacou a situação "difícil e estranha" que vive.

O fim do TRT foi determinado pelo UFC, mas fez Sonnen ser flagrado e reprovado no doping. “Eles mudaram a regra em Nevada, acabando com o TRT, e eu estava nisso. Quando eles mudaram a regra, todos nós tivemos que passar por uma fase de transição. Durante a transição, eu tive que tomar duas coisas. Uma é o clomifeno e a outra é o HCG (gonadotrofina coriônica humana). Eu não briguei ou pedi licença para usar isso. Nesse período, eles fizeram o teste e deu positivo. Não foi uma surpresa”, explicou Sonnen, que falou sobre sua vida privada para se defender.

"Essa é uma parte que não queria dividir com ninguém, mas estou tendo problemas de fertilidade, eu e minha mulher. Eu apoio as regras, não estou reclamando, tanto que estou confuso", revelou.

O norte-americano se defende e ressalta que tais drogas não são capazes de melhorar o seu desempenho. “Não são anabolizantes, não aumentam o desempenho, não são esteroides. Estamos fora de competição. Não são coisas que aconteceram no dia da luta. Aconteceu porque regras foram modificadas. É uma situação estranha para mim”, disse o lutador, que completou em tom mais pesado.

“Eles (Comissão Atlética de Nevada) podem lidar da forma que quiserem com isso. Eles podem falar que isso faz sentido ou que não gostam disso. Mas, essencialmente, eles estão falando que você tem que escolher entre o esporte e a saúde. É difícil para mim porque eu estava adiantado com isso no meu corpo”, destacou.

Apesar da defesa, o lutador admite estar em momento complicado por ter pouco tempo para se defender na Comissão por causa do teste positivo para doping. “Agora tenho que ir a uma audiência e tenho uma luta em trinta dias. Não há nenhuma chance da audiência ser antes disso. É um tipo de situação difícil”, admitiu.

Dana entrega gravidez da mulher de Sonnen

Em meio a críticas e explicações sobre o caso de doping de Sonnen, o chefão do UFC Dana White fez uma revelação - também no campo pessoal. O dirigente revelou que o lutador norte-americano será pai. De acordo com relato dado ao canal Fox Sports 1, a mulher do atleta conseguiu engravidar após o tratamento de Sonnen.

"Chael Sonnen se casou, estava tentando ter filhos, estava tomando remédio para ter filhos e sua esposa está grávida, então funcionou", afirmou Dana White, que afirma que Sonnen e Comissão Atlética de Nevada terão que se entender. "Eu acho que ninguém vai explicar isso melhor do que o Chael, ele falou com o médico dele e disse que não deveria estar em uma posição de ter que escolher entre o seu trabalho e a sua vida fora da luta. E ele está certo com relação a isso".

* Atualizada às 20h05