Topo

MMA


Weidman quer Belfort como próximo desafiante ao cinturão: "É uma lenda"

Do UOL, em São Paulo

14/07/2014 18h32

Chris Weidman, campeão dos médios do UFC, quer que sua próxima luta seja contra o brasileiro Vitor Belfort. O norte-americano derrotou o brasileiro Lyoto Machida no dia 5 deste mês, mas ainda não teve definido o novo desafiante ao seu cinturão. Nesta segunda-feira, Weidman afirmou no programa de podcast The MMA Hour que pretende enfrentar Belfort.

“Ele é o cara que tem flutuado no topo há um tempo. Ele é outra lenda. Eu passei a gostar de lutar contra lendas que eu via e admirava quando entrei no esporte”, disse. Porém, Weidman lembrou que o Belfort precisa obter novamente uma licença para lutar, após a proibição da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT), tratamento que o brasileiro utilizava.

“Eu espero que ele possa resolver isso de alguma forma. Eu realmente não sei como está esse caso, mas esse é o cara que eu quero lutar”, garantiu o campeão. O presidente do UFC, Dana White, também manifestou seu desejo pelo combate, logo após Weidman defender o cinturão contra Lyoto. “Eu, vocês e os torcedores gostaríamos muito de ver Chris Weidman contra Vitor Belfort. Mas ele tem que se resolver, resolver as suas pendências. Vamos ver o que acontece”, afirmou Dana na ocasião.

Belfort chegou a ser escalado para enfrentar Weidman no UFC 173, em maio, mas a Comissão Atlética de Nevada anunciou o banimento do TRT no fim de fevereiro, e ele deixou o card. Assim, Lyoto ganhou a chance de disputar o cinturão, mas a luta foi adiada para o UFC 175, realizado em 5 de julho, porque o campeão precisou passar por uma cirurgia nos joelhos.

Weidman citou outros possíveis adversários, caso Belfort ainda não possa enfrentá-lo: Gegard Mousasi e Ronaldo Jacaré, que vão se enfrentar em setembro; e Luke Rockhold, que foi derrotado por Belfort. “Mas ele vem de duas grandes vitórias contra Tim Boetsch e Costas Philippou. Talvez ele precise de outra vitória, mas isso depende do UFC. Só que não tem outro que ele possa enfrentar agora, então não sei. Eu realmente não sei o que vai acontecer. Estamos em uma divisão estranha”, admitiu. 

O campeão dos médios falou ainda de planos a longo prazo. Seu objetivo é derrotar todos os adversários possíveis na categoria, e depois fazer algumas super lutas, com oponentes fora de seu peso original. Weidman gostaria de enfrentar, por exemplo, Jon Jones, campeão dos meio-pesados – desde que ambos estejam com cinturões no momento do combate. “Depende. Neste momento, ele seria o primeiro adversário da minha lista porque eu estou no topo, e ele está no topo”, afirmou.

Porém, Weidman não pretende lutar contra Johny Hendricks, campeão da categoria abaixo da sua, a dos meio-médios. “Não que ele não seja bom ou algo assim, mas não faz sentido falar nisso agora. Ele ainda nem defendeu seu cinturão, e eu tenho mais pessoas para enfrentar na minha categoria. Além disso, eu não desafiaria alguém menor do que eu”, explicou. Weidman tem 1,87m, doze centímetros a mais do que Hendricks (que tem 1,75m), e a diferença de peso entre as categorias é de cerca de 7 kg.