Topo

MMA


Pezão tira novo tumor do cérebro e já promete: 'logo estarei de volta'

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 10h49

11 dias depois de ser derrotado por Andrei Arlovski no UFC realizado em Brasília, Antonio Silva foi para a mesa de cirurgia. Nesta terça-feira, ele passou por um procedimento para retirar mais um tumor no cérebro, fruto de um problema antigo que já fez com que o peso pesado sofresse de acromegalia (gigantismo). A operação aconteceu com sucesso, já permitindo ao paraibano falar em um breve retorno ao Ultimate.

O tumor benigno foi retirado de sua glândula pituitária e a cirurgia já estava prevista antes mesmo de seu combate - o lutador preferiu aguardar a luta, para só então ser operado. 

"Minha cirurgia foi um sucesso, já estou no quarto e quero agradecer a todos pela energia positiva que me passaram, por todos que rezaram e oraram por mim. Logo estarei de volta pra fazer o que eu mais amo, que é lutar". O prazo de recuperação deve girar em torno de dois meses.

A questão de saúde do paraibano data de 2006, quando ele descobriu um tumor no cérebro, na glândula pituitária, que fazia seu corpo secretar hormônio de crescimento em excesso. Isso lhe causou acromegalia e Pezão foi operado para tirar o tumor benigno.

A cirurgia dificulta a Pezão o trabalho de preparação física, já que a glândula é responsável por estabelecer certos níveis hormonais e eles ficam "bagunçados" no organismo do lutador. A reposição poderia ser feita com o uso do TRT, que foi banido pela comissão atlética de Nevada, nos Estados Unidos, no começo de 2014. Quando ele usou o tratamento de reposição de testosterona, no fim de 2013, acabou pego por doping, após o empate contra Mark Hunt.

Apesar da proibição, o paraibano afirma que compensa de outras formas a falta de algumas substâncias. "O problema é no futuro, quando eu tiver uns 50 anos, que essa falta de testosterona pode fazer mais diferença. Hoje não prejudica a minha saúde. Eu consigo tirar da alimentação e da suplementação a diferença que preciso. Consegui baixar meu nível de hormônio de crescimento, mas não tem trazido nenhum mal, até ao contrário, porque eu me lesiono pouco, me recupero rápido", disse Pezão.