Topo

MMA


Pupilo de Belfort, Durinho vence com chave de braço e segue invicto no UFC

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2014 21h41Atualizada em 26/10/2014 09h33

O brasileiro Gilbert “Durinho” Burns engatou neste sábado mais uma vitória no UFC ao superar o norte-americano Christos Giagos por finalização, uma chave de braço, no primeiro round, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pelos leves, no UFC 179.

Durinho é pupilo do ex-campeão dos meio-pesados Vitor Belfort, que o ajudou a migrar do jiu-jitsu para o MMA em 2011, depois de ser campeão mundial. Treina com Belfort na academia Blackzilians, na Florida, e esteve com seu “mentor” durante esse fim de semana no Rio.

Belfort, inclusive, estava no corner e entrou junto com o companheiro. Deu tapas no peito e no rosto de Durinho antes que este entrou no octógono como uma maneira de incentivá-lo.

Durinho começou pior na trocação, mas antes dos dois minutos conseguiu levar o rival para o chão e trabalhar seu jiu-jitsu. Manteve posições dominantes, quase encaixou um mata-leão até chegar a uma chave de braço. Com o triunfo desta noite, Durinho somou sua nova vitória consecutiva no MMA, sem saber o que é derrota ainda. Foi a segunda vitória na organização.

“Sempre sonhei lutar aqui, e obrigado a cada um de vocês que veio aqui. O show está apenas começando. Vim para ficar. Bati peso como um campeão, lutei como campeão e vou chegar lá”, falou após a luta.

Outro brasileiro que venceu por finalização no card preliminar foi Wilson Reis. Depois de quase ser nocauteado após receber um forte soco de Scott Jorgensen, se recuperou, derrubou o rival e conseguiu uma finalização por katagatame. A noite de finalizações teve ainda Yan Cabral pegando Naoyuki Kotani com um mata-leão.

Na primeira luta, Fabricio Camões Morango foi finalizado com uma kimura por Tony Martin, no primeiro round. 

CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Neil Magny venceu Willian Patolino por nocaute no terceiro round
Peso-leve: Yan Cabral venceu Naoyuki Kotani por finalização no segundo round
Peso-mosca: Wilson Reis venceu Scott Jorgensen por finalização no primeiro round
Peso-pena: André Fili venceu Felipe Sertanejo por decisão unânime
Peso-leve: Gilbert “Durinho” vence Christos Giagos por finalização no 1º round
Peso-leve: Tony Martin venceu Fabrício Camões por finalização no 1º round