Topo

MMA


Ronda Rousey arrasa rival e mantém cinturão do UFC com vitória relâmpago

Do UOL, em São Paulo

01/03/2015 02h02

A maior estrela do MMA feminino manteve novamente seu posto. Ronda Rousey derrotou mais uma desafiante e segue como campeã do peso galo feminino do UFC. Com mais uma finalização, desta vez após apenas 14 segundos de luta, a norte-americana derrotou a compatriota Cat Zingano no UFC 184, na madrugada deste domingo (1), em sua quinta defesa do cinturão da organização.

Ronda se aproveitou de um erro da adversária, que tentou surpreendê-la. Zingano tentou uma joelhada, mas a campeã aproveitou o golpe para inverter a posição, derrubando-a com o judô, uma de suas principais armas. Ronda caiu por cima e foi para as costas da adversária, conseguiu uma boa posição e encaixou uma chave de braço invertida. Essa foi a nona finalização na carreira da campeã, que havia vencido suas duas últimas lutas com um nocaute e um nocaute técnico. As oito primeiras vitórias em sua carreira foram por chave de braço.

Zingano era considerada por muitos a oponente mais difícil na carreira de Ronda. Estava invicta no MMA até este sábado, e tinha nove vitórias na carreira, sendo cinco delas por nocaute.  A vitória foi a 11ª na carreira de Ronda, que continua invicta no MMA desde que estreou na modalidade, em março de 2011.

Recorde

A vitória impressionante de Ronda, em apenas 14 segundos, também quebrou um recorde: foi a mais rápida em todas as disputas de cinturão da história do UFC. Na coletiva de imprensa após o UFC 184, a campeã afirmou que não tinha praticado a chave de braço invertida, e ainda brincou com a marca. “Minha mãe já conseguiu uma chave de braço com um segundo. Então isso é outro recorde”, contou, rindo.

O desempenho rendeu a Ronda um dos prêmios de Performance da Noite, com bônus de 50 mil dólares (cerca de R$ 142 mil). Dana White preferiu não dar um bônus de Luta da Noite para poder premiar ao todo quatro lutadores – além de Ronda, Jake Ellenberger, Tony Ferguson e Tim Means. Mas avisou que também mandaria cheques para os outros lutadores que impressionaram no UFC 184.