Topo

MMA


"Não subi de categoria por insistência do meu empresário", diz John Lineker

Lineker precisou ficar nu para tentar atingir o peso limite dos pesos-mosca - Julio Cesar Guimarães/UOL
Lineker precisou ficar nu para tentar atingir o peso limite dos pesos-mosca Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 21h03

O brasileiro John Lineker, que deixou de bater o peso em algumas de suas lutas no UFC enquanto construía um respeitável cartel de seis vitórias e apenas duas derrotas na organização, comentou os novos desafios que ele enfrentará na maior organização de MMA mundo após a mudança de categoria exigida pelo presidente da organização, Dana White.

Em entrevista ao site norte-americano MMA Fighting, o brasileiro afirmou que precisará cortar 13 quilos para se encaixar no limite da nova categoria, que é de 61,7 quilos. Na categoria inferior, o limite para os competidores é de 56,7 quilos. “Eu costumava cortar aproximadamente 18 quilos para lutar nos moscas. O peso-galo é a minha divisão original. Eu apenas desci para os moscas para ter a possibilidade de lutar no UFC. A divisão era nova e eles precisavam de lutadores. Eu possuía um bom cartel, então eles me contrataram.”
 
Apesar de emplacar boas vitórias na categoria, bater o peso sempre foi um problema para o atleta, que chegou a falhar quatro vezes durante o processo. Segundo Lineker, ele já gostaria de ter mudado de categoria há muito tempo, mas foi impedido pelo seu empresário, Alex Davis. “Ele dizia para mim: fique nos moscas e você será o campeão”, relatou.
 
Mesmo com a dificuldade, o atleta chegou a ficar perto de ter a possibilidade de disputar o cinturão contra o campeão dos moscas, Demetrious Johnson. Porém, no duelo que iria definir o próximo desafiante, contra Ian McCall, o brasileiro falhou novamente e recebeu o ultimato do chefão da organização, Dana White, para que subisse de categoria. Para o brasileiro, essa foi uma decisão inevitável. 
 
“Eu fiquei chateado por ter perdido a oportunidade de disputar o cinturão, mas realmente era muito difícil para atingir o limite dos moscas. Eu não tinha muito tempo entre as lutas e o meu corpo não conseguiu lidar com isso. Para que eu continuasse nos moscas, eu precisaria de um intervalo de cinco a seis meses para conseguir lidar com a perda de peso. Na categoria de cima será um pouco mais fácil", avaliou Lineker.
 
O brasileiro ainda aproveitou para alfinetar Demetrious Johnson, que o criticou em entrevista coletiva após saber que Lineker não tinha atingido o peso em seu duelo. Na visão do americano, a falta de compromisso do brasileiro prejudicava seus planos, pois agora não haviam mais desafiantes para ele. Para Lineker, a declaração demonstra o temor do norte-americano em enfrenta-lo. “As declarações dele não me incomodaram por ele não ser o meu chefe. Eu tenho certeza que ele estava com medo de me enfrentar. Posteriormente, ele disse que eu seria um oponente duro para ele, o que me faz acreditar que ele estava com medo de lutar comigo.”
 
Apesar de ainda não ter uma data definida para seu retorno ao octógono na nova categoria, Lineker diz que já está começando a retomar os treinos. “Eu machuquei o meu pé na última luta, então eu estou voltando a treinar de forma gradativa. O UFC já entrou em contato com meu empresário para negociar um novo confronto. Eu ainda não tenho nenhum oponente em mente para minha estreia na categoria. Assim como eu fiz nos moscas, eu irei lutar e esperar pelas oportunidades. Eu derrotarei um a um até chegar onde eu desejo. Eu irei pensar em mim e no meu trabalho”, conclui.