Topo

MMA


UFC Rio esvaziado vira detalhe em semana agitada por Aldo, Ronda e TUF

Do UOL, em São Paulo

21/03/2015 06h00

Menos de quatro anos depois da volta do UFC ao Brasil, o Rio de Janeiro recebe neste sábado sua sexta edição de um evento da organização. Desta vez, no entanto, não há cinturões em jogo, nem os maiores astros. O card – que já não teria disputa de título por ser um “Fight Night”, não um UFC de número – acabou esvaziado pela ausência do combate entre Raphael Assunção e Urijah Faber e, no meio de uma semana abarrotada de outros destaques na capital fluminense, virou detalhe.

No Maracanãzinho, a partir das 20h, Demian Maia fará a luta principal contra o invicto, mas pouco conhecido do público, Ryan LaFlare, dos Estados Unidos. E não foi deles que se falou durante a semana. José Aldo, Conor McGregor, Ronda Rousey e a nova edição do TUF Brasil é que foram os temas principais.

O UFC aproveitou a vinda ao Brasil para fazer desta edição no Rio uma parada de uma turnê maior de promoção de outros eventos. O primeiro foi uma coletiva de imprensa com Minotauro, Minotouro e Maurício Shogun. Além deles falarem das gravações do TUF Brasil 4, em que os irmão entraram como substitutos de Anderson Silva, foi divulgada a lista de 32 participantes do programa.

Na quinta-feira, outra atividade roubou totalmente a cena. Conor McGregor, presente no Brasil para se encontrar com José Aldo, foi levado a um pub, com a presença do público e da imprensa. E deu um show - de gosto duvidoso -, jogando dardos numa imagem do campeão e depois a rasgando, ficando sem camisa, gritando, posando com belas mulheres e até bebendo vodka e alguns 'shots'. 

Em meio aos eventos tradicionais, com coletiva de imprensa e treinos abertos, a expectativa maior acabou ficando para a sexta-feira de grandes estrelas e rivalidades. A primeira encarada de Aldo e McGregor já era aguardada, e o vazamento da confirmação de uma luta entre Ronda Rousey, campeã peso galo, no Rio, contra Bethe Correia, só aumentou o buchicho, enquanto os lutadores da noitada de sábado seguiram em segundo plano.

A luta entre Correia e Rousey acabou sendo oficializada para o UFC 190, em 1º de agosto, também no Rio de Janeiro, mas na HSBC Arena. Elas fizeram a primeira encarada que foi bem tensa. Mas é claro que o momento mais complicado foi mesmo quando Aldo e McGregor ficaram frente a frente pela primeira vez. O irlandês provocou muito, mas o brasileiro não caiu na pilha.

No octógono

Mas, o que importa mesmo neste sábado é o que se verá no octógono, e muitas vezes o UFC mostrou que não são só nomes famosos que fazem boas lutas. Para Demian Maia, dar show e acabar a luta cedo deve ser a chave da luta contra o norte-americano Ryan LaFrlare, já que nem sempre seu gás dura os cinco rounds.

O veterano brasileiro, que já disputou o cinturão dos médios, teve de enfrentar uma grave infecção no ombro, mas está recuperado para tentar sua segunda vitória seguida no Ultimate. O rival da vez, LaFlare, está invicto em 11 lutas, sendo que quatro de suas vitórias são já dentro do UFC. Um detalhe é que na última vez em que Demian enfrentou um lutador em ascensão e pouco conhecido, a coisa não acabou bem. Naquela vez, Chris Weidman ficou com a vitória e pouco depois chegou ao título dos médios.

Na luta coprincipal, Erick Silva pega Josh Koscheck, também tentando embalar e conseguir sua segunda vitória seguida. O capixaba tem falhado quando precisa vencer grandes nomes da organização, e tem em Koscheck a chance de superar isso, superar o estigma de "promessa" e pela primeira vez vencer duas lutas consecutivamente.

O norte-americano, que já disputou o título da categoria contra Georges St-Pierre, vem de quatro derrotas, mas sempre para figurões, como Johnny Hendricks e o atual campeão Robbie Lawler. Erick finalizou em 1min15s em sua última luta, e deverá tentar usar o fato do rival norte-americano ter sido chamado de última hora, com pouco tempo de preparação. Koscheck entrou no card para substituir o lesionado Ben Saunders, apenas três semanas depois de perder para Jake Ellenberger.

No peso leve, o campeão do TUF Brasil 2 Léo Santos encara Tony Martin para vencer sua segunda consecutiva. Já Amanda Nunes, que vem de derrota para Cat Zingano, tenta dar a volta por cima contra Shayna Baszler.

Outro combate que promete ser quente terá o pupilo de Vitor Belfort Gilbert Durinho, invicto na carreira, diante do estreante Alex Cowboy, um estreante marcado por bons nocautes em seu cartel pré-UFC.

Confira a lista completa de lutas do UFC Rio

Card principal

Meio-médio: Demian Maia x Ryan LaFlare
Meio-médio: Erick Silva x Josh Koscheck
Leve: Léo Santos x Tony Martin
Galo feminino: Amanda Nunes x Shayna Baszler
Leve: Gilbert Durinho x Alex Cowboy
Pena: Godofredo Pepey x Andre Fili

Card preliminar:
Leve: Francisco Massaranduba x Akbarh Arreola
Pena: Kevin Souza x Katsunori Kikuno
Leve: Leandro Buscapé x Drew Dober
Leve: Leonardo Macarrão x Cain Carrizosa
Leve: Jorge de Oliveira x Christos Giagos
Mosca: Bentley Syler x Fredy Serrano