Topo

MMA


Rival de Lyoto pede punição pesada para Anderson Silva por doping

Norte-americano pede punição pesada para atletas flagrados em exames antidoping - Esther Lin/Forza LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Norte-americano pede punição pesada para atletas flagrados em exames antidoping Imagem: Esther Lin/Forza LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 19h02

Quando o UFC anunciou a mudança na política de controle de substâncias ilícitas para os eventos da organização, o norte-americano Luke Rockhold foi um dos primeiros a parabenizar a iniciativa. Crítico ferrenho do uso de substâncias para melhoria de performances, o futuro adversário de Lyoto Machida não poupou críticas ao principal lutador brasileiro: Anderson Silva.

Em entrevista ao site da Fox Sports norte-americana, o lutador teceu duras críticas a postura do lutador brasileiro, flagrado em exames antidoping antes e após o confronto contra Nick Diaz no UFC 183. Para o lutador, ele respeita o fato de muitas pessoas defenderem o brasileiro devido a sua carreira e seu legado para o esporte, mas é contra este tipo de atitude. 
 
“Eu não entendo isso. Um trapaceiro é um trapaceiro para mim e deveria sofrer as penalidades, não deveria haver diferença nenhuma nisso. Todos olham diferente para ele pois o Anderson não possui o biotipo do Vitor Belfort e existem muitos outros atletas maiores do que ele. Eu penso que as pessoas não querem acreditar por sempre terem olhado para ele com bons olhos por tanto tempo.”
 
Apesar dos elogios para a mudança, o lutador ainda é reticente ao tecer opiniões sobre as mudanças que a nova regulamentação irá trazer para o esporte. Para Rockhold, as iniciativas parecem interessantes, mas ainda precisam sair do papel. 
 
“Eu estou ansioso para ver o que eles estão planejando. Eles estão falando em penas e suspensões mais longas, mas eles já começaram errado ao punir Hector Lombard por apenas um ano, o que não é diferente do que eles já faziam antes. É claro que aplicaram uma multa com um valor um pouco maior, mas eu não acredito que uma multa seja o suficiente. Você precisa suspender estes atletas e fazer eles sentirem isso. Dinheiro é dinheiro, mas esses caras precisam ficar um tempo fora de atividade para realmente sentirem”, criticou.
 
O lutador aproveitou para defender o aumento no período de suspensão para os atletas que forem pegos em exames antidoping, seja durante o período de lutas ou na fase de preparação para os confrontos. O UFC estuda afastar atletas pegos por até quatro anos, tempo considerado adequado por Rockhold. 
 
“Eu estou 100% de acordo com isso. Diversas pessoas dizem que esses atletas nem deveriam voltar a lutar. Se você trapaceia nesse esporte, você deve sentir a penalização. Nós não estamos participando de um esporte com uma bola. Você entra no octógono como uma arma mortal. Nós não estamos arremessando bolas de basquete. Nós estamos lá nos batendo, tentando machucar uns aos outros. Um ano, dois anos... eu penso que quatro anos seria fantástico.”
 
Caso o longo período de penalização seja realmente colocado em prática, lutadores com idade mais avançada, como Anderson Silva, que já tem 40 anos, que forem pegos em exames podem acabar tendo sua aposentadoria antecipada. Para Rockhold, nenhuma exceção deve ser feita, independente do peso do nome do atleta que está sendo punido. 
 
“Qual a finalidade de existir uma punição se ela não englobar todos os atletas? Anderson Silva tem a sua audiência chegando e todos estão falando sobre ele de forma diferente por se tratar do Anderson Silva. Todos deveriam ser tratados de forma igual. Não interessa se você é o Anderson ou qualquer outro lutador. Você irá utilizar anabolizantes se souber que pode ser suspenso por quatro anos? Eu acredito que muitos lutadores iriam repensar a situação”, finalizou.