Topo

MMA


Dos Anjos diz que não lutará mais com lesões: "fiz muito no último ano"

Rafael dos Anjos comemora após conquistar cinturão dos pesos-leves do UFC - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Rafael dos Anjos comemora após conquistar cinturão dos pesos-leves do UFC Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/05/2015 15h12

O campeão dos pesos-leves do UFC, Rafael dos Anjos, está em fase final de recuperação de duas cirurgias, uma no joelho e outra no nariz, mas nem por isso deixa de planejar quais serão seus próximos passos dentro da organização.

Em entrevista ao site MMA Fighting, o brasileiro projetou que a sua primeira defesa de cinturão deverá ocorrer entre outubro e novembro deste ano.
 
 “Eu só voltarei a treinar quando estiver 100% fisicamente, e então precisarei de 16 semanas para me preparar a luta. Eu não irei começar a treinar para minha primeira defesa de cinturão enquanto eu não estiver 100% fisicamente. Eu fiz isso muitas vezes no ano passado, lutei diversas vezes, mas eu não posso voltar ao octógono enquanto eu estiver machucado”, relata dos Anjos. 
 
Se a preparação física está defasada devido às cirurgias, o mesmo não se pode dizer da preparação mental. O lutador tem acompanhado atentamente a categoria e projeta quem poderão ser os desafiantes ao cinturão. Se antes era esperado que o desafiante saísse do confronto entre Khabib Nurmagomedov e Donald Cerrone, com a lesão do atleta do Daguestão, o norte-americano desponta como único desafiante plausível no momento. 
 
“Essa seria uma luta chave para a divisão, estava muito ansioso para assisti-la. Eu fiquei chateado pelo Khabib ter lesionado o joelho novamente após ficar sem lutar por quase um ano. Eu acredito que o Cerrone vai vencer o seu novo adversário, John Makdessi, mas caso ele perca, a divisão inteira irá ficar embolada”, avalia o campeão.
 
Além do norte-americano, que está invicto em suas últimas sete lutas, outros atletas da categoria também são apontados como potenciais desafiantes pelo brasileiro, como o ex-campeão Bem Henderson e o promissor Michael Johnson. 
 
“Mesmo que o Makdessi vença o Cerrone, não existe a menor chance dele lutar pelo cinturão, ele sequer é ranqueado. Existem outros lutadores melhores posicionados neste momento. Ben Henderson venceu seu último confronto, e na minha opinião ele também derrotou Cerrone. O Michael Johnson também está aí. Uma luta entre os dois poderia decidir o próximo desafiante, quem sabe?”, projeta dos Anjos.
 
Por fim, o brasileiro ainda descartou a possibilidade de enfrentar Gilbert Melendez, último lutador a enfrentar Anthony Pettis antes do norte-americano perder o cinturão para dos Anjos. 
 
“O Melendez irá enfrentar o Eddie Alvarez, mas de suas três lutas no UFC, duas foram pelo cinturão, então eu não acredito que ele mereça outra chance”, conclui o campeão.