Topo

MMA


Justiça de Nevada anula banimento de Wanderlei Silva

Justiça considerou que o banimento de Wanderlei Silva não era apoiado em evidências substanciais - Josh Hedges/Zuffa LLC UFC
Justiça considerou que o banimento de Wanderlei Silva não era apoiado em evidências substanciais Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC UFC

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 15h57

A justiça de Nevada, nos Estados Unidos, decidiu reverter a decisão da Comissão Atlética de Nevada de banir Wanderlei Silva de lutar no estado e retirou a multa de US$ 70 mil (cerca de R$ 210 mil) que havia sido imposta ao lutador. De acordo com o documento em que o site norte-americano "MMA Fighting" teve acesso, o brasileiro terá uma nova audiência com data ainda não definida.

O juiz aceitou que a Comissão Atlética de Nevada tinha jurisdição sobre Wanderlei Silva, apesar de ele estar fora do período de competição quando o exame antidoping foi exigido. Apesar disso, a justiça considerou que o banimento não era apoiado em evidências substanciais.

Wanderlei Silva foi punido pela Comissão depois de ser acusado de ter “fugido” de um exame antidoping surpresa. Na ocasião, ele se preparava para o combate contra Chael Sonnen, que aconteceria no UFC 175, em julho de 2013. O caso aconteceu na academia do brasileiro em Las Vegas. O lutador teria deixado o local pela porta dos fundos depois de ser surpreendido por um integrante da Comissão Atlética de Nevada.

Por causa do ocorrido, Wanderlei anunciou a aposentadoria e deixou o UFC em litígio com a organização de Dana White. Nesse período, o brasileiro criticou a empresa e afirmou ser refém, depois de tentar negociar com o Bellator, concorrente do Ultimate, mas não conseguir fechar por causa de pendências contratuais.