Topo

MMA


Wanderlei Silva fala em 'dia histórico' após reverter banimento do MMA

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 08h09

O ex-campeão do Pride Wanderlei Silva comemorou em um vídeo a reversão da sentença que o bania do MMA. Nesta segunda-feira, foi anunciado que uma juíza nos Estados Unidos anulou a decisão dada pela Comissão Atlética de Nevada, apesar de o caso ainda não estar encerrado.

"Quando você se levanta em prol de uma classe, você está querendo que ela tenha melhores direitos. Porque um órgão regulador tem que seguir leis. Hoje ´está sendo um dia histórico para o nosso esporte, porque conseguimos reverter uma sentença que foi muito mal aplicada. E espero que esse tipo de erro não se repita com outros atletas. Que outros atletas não precisem ir à justiça comum ganhar o direito de trabalhar. "

Wanderlei fugiu de um exame antidoping em 2014, quando se preparava para enfrentar Chael Sonnen. A comissão de Nevada acabou decidindo bani-lo do esporte. 

Na segunda-feira, a justiça de Nevada, reverteu a decisão de banir Wanderlei Silva de lutar no estado e retirou a multa de US$ 70 mil (cerca de R$ 210 mil) que havia sido imposta ao lutador. O brasileiro terá uma nova audiência com data ainda não definida.

O juiz aceitou que a Comissão Atlética de Nevada tinha jurisdição sobre Wanderlei Silva, apesar de ele estar fora do período de competição quando o exame antidoping foi exigido. Apesar disso, a justiça considerou que o banimento não era apoiado em evidências substanciais.

Por causa do ocorrido, Wanderlei anunciou a aposentadoria e deixou o UFC em litígio com a organização de Dana White. Nesse período, o brasileiro criticou a empresa e afirmou ser refém, depois de tentar negociar com o Bellator, concorrente do Ultimate, mas não conseguir fechar por causa de pendências contratuais.