Topo

MMA


Dana White: "Aldo estava com medo de não bater o peso por causa da lesão"

José Aldo deixou o card do UFC 189 alegando uma fratura na costela - Reinaldo Canato/UOL
José Aldo deixou o card do UFC 189 alegando uma fratura na costela Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 18h15

A situação de José Aldo com o UFC parece ter estremecido depois do episódio que resultou em sua saída do card principal do UFC 189, em que defenderia seu cinturão contra Conor McGregor. Nesta sexta-feira (10), o presidente da organização, Dana White, afirmou que o brasileiro não estava preocupado em lutar lesionado, mas por talvez não conseguir bater o peso com o machucado.

“O que aconteceu é que, quando as fotos apareceram na internet, eram de uma lesão antiga. Essa já estava calcificada”, afirmou Dana White, durante o evento de perguntas e respostas com os fãs antes do UFC 189. “A lesão real era um edema no osso, além de danos na cartilagem. O problema real para o Aldo não era lutar, era bater o peso”.

De acordo com Dana White, o brasileiro precisaria cortar um grande número de peso, algo que ficaria mais difícil de acontecer por causa da lesão. “Ele tinha que cortar algo como 24lb (10,8kg), e se ele não conseguia fazer fisicamente da forma como faz, ele estava receoso que não bateria o peso”, explicou.

Na época em que Aldo deixou o card, a justificativa de sua equipe é que ele havia sido acertado na costela por um companheiro de treinamento, o que teria resultado em uma lesão. Em seu Twitter, o brasileiro chegou a postar uma imagem de um raio-X do local.

“Ele não quebrou a costela, era uma contusão. Todos os raios X divulgados eram de uma lesão antiga. O que vocês viram era uma lesão antiga, não uma nova”, continuou Dana White. “Não foi o medico do UFC (que o desmascarou). Foram três médicos diferentes”.

Com a saída de José Aldo, o UFC escolheu Chad Mendes para enfrentar Conor McGregor e tornou a luta uma disputa pelo cinturão interino da divisão.

Dana White afirmou que, caso McGregor vença Mendes, a luta contra Aldo não será na Irlanda, como o falastrão desejava. "Se McGregor vencer Mendes, ele lutará contra Aldo em Las Vegas. Caso bata Aldo, sua primeira defesa de título será no Croke Park, na Irlanda".