Topo

MMA


Após anunciar retorno ao MMA, Fedor já é desafiado por rival do UFC

Atleta anunciou que retornará ao MMA após três anos aposentado - Divulgação
Atleta anunciou que retornará ao MMA após três anos aposentado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 17h05

Uma notícia inesperada está agitando o mundo do MMA nesta semana: o lutador Fedor Emelianenko, considerado por muitos como o maior nome da história do esporte na categoria, anunciou que retornará à ativa após três anos afastado dos combates.

A declaração foi dada nesta semana pelo próprio lutador, que declarou já ter encerrado seu trabalho no Ministério do Esporte russo e que já reunia uma equipe de talentos que pudesse ajuda-lo a voltar a competir.

Fedor ainda destacou que está plenamente recuperado de lesões antigas que o prejudicaram em seus últimos combates, pois manteve-se ativo mesmo durante os três anos em que esteve afastado das competições oficiais.

O empresário do atleta, Vadim Finkelchtein, destacou que as negociações para definir em qual organização Fedor voltará a lutar ainda estão acontecendo, mas que não há nenhuma previsão para anunciar a decisão.

“Isso foi inesperado. Eu estava tentando convence-lo a voltar ao esporte há dois anos, mas já tinha desistido da ideia. Todavia, cerca de duas semanas atrás, ele me procurou e disse que estava pensando em voltar a lutar, o que me deixou muito feliz”, declarou o agente.

Parceiro de Fedor desde o começo da carreira, Finkelchtein acompanhou o atleta nos momentos bons e ruins de sua carreira. Após ganhar destaque em 2002, quando começou a competir pelo extinto evento japonês Pride, Fedor emplacou uma sequência de 21 vitórias sobre nomes de tradição no esporte, como o brasileiro Rodrigo Minotauro, os norte-americanos Mark Coleman e Tim Sylvia, o croata Mirko Cro Cop e o bielorrusso Andrei Arlovski.

Após anos de amplo domínio, o russo entrou em uma sequência de resultados negativos ao estrear no Strikeforce em 2010, perdendo para Fabricio Werdum, atual campeão dos pesados do UFC, Antonio Pezão e Dan Henderson. O russo até realizou outros três confrontos após as derrotas, mas sem o mesmo destaque. Para Finkelchtein, Fedor está pronto para reviver seus melhores dias.

“Eu estou pronto para ajuda-lo da forma que puder. Eu vejo que ele está mentalmente preparado. Tudo que ele precisa fazer é treinar duro. Ele se manteve bem fisicamente durante todos esses anos, mas ainda faltam alguns aprimoramentos para estar pronto para voltar a lutar”, declarou o empresário.

Especula-se que UFC e Bellator estejam interessados em contar com os serviços do atleta. Apesar de ser amplamente dominante em toda sua carreira, Fedor nunca lutou pelo UFC, considerado o principal evento do esporte. No entanto, no que depender de Andrei Arlovski, o russo deveria ir para o UFC para que ele tivesse a oportunidade de vingar a derrota sofrida em 2009.

“Se o Fedor está retornando, ele deveria voltar para a melhor organização de MMA do mundo, que é o UFC. Eu sempre tenho o desejo de consertar erros que eu cometi na minha carreira e eu tenho sido bem sucedido nesta estratégia até agora. Ele é a próxima pessoa que eu quero enfrentar. Esta é a luta que todos gostariam de ver, e eu quero entregar para os fãs o que eles querem”, concluiu o lutador.