Topo

MMA


Campeão no boxe pretende fazer luta no MMA

Amir Khan não descarta a possibilidade de competir no MMA - Bill Kostroun/AP
Amir Khan não descarta a possibilidade de competir no MMA Imagem: Bill Kostroun/AP

Do UOL, em São Paulo

11/08/2015 18h10

Após a popularização do MMA, diversos esportistas abandonaram seus esportes de origem para tentar a sorte dentro dos ringues. Alguns exemplos clássicos são Brock Lesnar, que abandonou o WWE temporariamente para lutar pelo UFC, Bob Sapp, que era jogador de futebol americano e aproveitou seu bom porte físico para virar lutador, e Ronda Rousey, que usou seu conhecimento avançado sobre judô para triunfar no octógono.

Entre tentativas bem-sucedidas e fracassadas, um outro esportista avalia a possibilidade de migrar para o MMA: o campeão dos médios do boxe pela WBC (World Boxing Council, Conselho Mundial de Boxe, em português), Amir Khan. Em entrevista ao programa The MMA Hour, o britânico explicou que se tornou co-proprietário de uma organização de MMA na Índia, a Super Fight League, e não descartou a possibilidade de migrar para o MMA no futuro quando estiver aposentado do boxe.

“Eu adoro a parte de luta agarrada (grappling) e tudo que acontece em um cage de luta, as técnicas e todo o resto. Eu sou um boxeador, então as técnicas de grappling não são muito permitidas. Em lutas de MMA, existe muito trabalho de lutas de chão, de luta agarrada. Ao mesmo tempo, eu sou um bom boxeador, bom em distribuir socos. Então pelo menos eu teria alguma vantagem. Se eu evoluir um pouco na parte de grappling, nunca se sabe. Eu até poderia entrar em um cage no futuro”, declarou Khan.

Khan não é o primeiro atleta a pensar em migrar do boxe para o MMA. James Toney já havia tentado realizar a mudança, mas em seu primeiro confronto foi rapidamente finalizado por Randy Couture, no UFC 118, em 28 de agosto de 2010. Apesar dos planos, Khan afirma ainda estar feliz com sua carreira no boxe.

“O boxe me paga bem. Eu amo o boxe. Seria muito difícil (lutar MMA). Eu não acredito que um dia eu vá fazer isso. Eu não acredito que minha mãe gostaria de me ver dentro de um cage. Obviamente, ela odeia me ver lutando boxe, imagina lutando MMA. Eu não acredito que farei isso, mas nunca sabemos o futuro. Eu sou um lutador. Nasci para isso. Nunca sa sabe. Eu posso simplesmente levanter um dia e dizer: ‘Hey, eu irei atar as luvas e entrar em um cage’. Nunca se sabe (o futuro)”, avaliou.

Enquanto traça planos relacionados a outros aspectos de sua carreira, Khan aguarda para saber quem será seu próximo adversário no boxe. No momento, o britânico olha com carinho para a possibilidade de enfrentar Manny Pacquiao, em um confronto que poderia ser o mais rentável de sua carreira. Khan esteve em negociações para enfrentar Floyd Mayweather, mas o norte-americano preferiu enfrentar André Berto em sua 49ª luta da carreira.