Topo

MMA


Lyoto admite doping e é retirado luta contra Henderson no UFC deste sábado

Do UOL, em São Paulo

13/04/2016 18h20

O lutador Lyoto Machida, que tinha confronto agendado contra Dan Henderson para o UFC Tampa, que acontece neste sábado (16), não poderá se apresentar. O brasileiro admitiu ter tomado uma substância proibida fora do período de competições e precisou ser retirado do card.

Segundo um comunicado oficial emitido pelo UFC, a organização foi alertada nesta quarta-feira (13) pela USADA (Agência Norte-Americana Antidoping), entidade que controla os exames antidoping para o UFC, que Lyoto Machida havia utilizado uma substância proibida fora do período de competições e declarou ao órgão a infração na hora da coleta da amostra que seria analisada.

Ainda segundo o comunicado da USADA, Lyoto declarou que não estava ciente de que a substância era proibida, tanto dentro quanto fora do período de competições. De acordo com a Política Antidoping do UFC, a admissão do uso será levada em consideração pela USADA durante qualquer potencial processo de gestão de resultados e adjudicação.

Por meio de um pronunciamento em sua página em uma rede social, Lyoto explicou que consumiu o suplemento 7-Keto, que contém a substância DHEA, encontrada em produtos comercializados nas lojas de suplementos e bastante popular. O lutador aproveitou o pronunciamento para se desculpas com os fãs, chegando inclusive a chorar.

"Fui pego de surpresa come essa notícia. Está sendo muito difícil para mim. Treinei muito para essa luta, com toda a minha equipe. Quero dizer que não sabia dessa substância, tanto que coloquei no meu teste. Essa substância foi banida em 2016. Foi um erro meu, assumo. Quero pedir desculpas a todos vocês. Tento sempre jogar limpo, mas dessa vez aconteceu", explicou Lyoto.

Nota da redação: A DHEA, usada por Machida, aparece na lista de substâncias proibidas da WADA (Agência Mundial Antidoping) desde 2012.

Com isso, Dan Henderson será retirado do card e terá um novo adversário apresentado em breve. Este seria o segundo confronto entre os atletas. O primeiro deles, realizado em 23 de fevereiro de 2013, terminou com vitória do brasileiro por decisão dividida. Após o anuncio do cancelamento da luta, o norte-americano utilizou uma rede social para criticar o brasileiro.

"Pedaço de mer*. Sem respeito", escreveu Henderson.