Topo

MMA


Eddie Alvarez foi rei em outro evento e agora tenta parar o "dono" do UFC

Divulgação/Bellator
Imagem: Divulgação/Bellator

Do UOL, em São Paulo

07/11/2016 12h00

O status que Conor McGregor alcançou no UFC já foi atingido por seu próximo rival, Eddie Alvarez, em outra organização. Quando lutava no Bellator, o norte-americano, junto com Michael Chandler, mandavam e desmandavam no concorrente do Ultimate.

Responsáveis por duas lutas inesquecíveis – a primeira levou o prêmio de melhor de 2011 -, Alvarez e Chandler não precisavam respeitar filas no Bellator. No rival do UFC, era necessário vencer um torneio da categoria para, então, ter o direito de enfrentar o campeão.

Em maio de 2014, no entanto, o Bellator decidiu que não respeitaria a ordem e marcou o que seria o fim da trilogia entre os dois – Chandler tentaria recuperar o cinturão que havia perdido por decisão unânime para Alvarez. Uma concussão durante um treino, porém, fez com que Eddie não estivesse apto para o combate. Chegava ali, então, o fim de sua trajetória na organização.

Sem querer renovar o contrato, o norte-americano foi liberado pelo Bellator e assinou contrato com o UFC em agosto de 2014 e deu início a sua ascensão na organização de Dana White. Apesar da derrota para Donald Cerrone na estreia, Alvarez superou Gilbert Melendez e Anthony Pettis antes de nocautear Rafael dos Anjos e conquistar o cinturão dos leves.

Agora, seu próximo desafio vai além do octógono. Acostumado a conseguir o que quer no UFC, Conor McGregor, campeão dos penas, ganhou o direito de tentar conquistar o segundo cinturão – algo inédito na organização. E caberá a Eddie Alvarez a missão de parar o novo “dono” do Ultimate. “Acredito que irei resolver a parada até o nono minuto de combate”, previu o norte-americano ao “FOX Sports” dos Estados Unidos.

O campeão fora de categoria

A carreira de Eddie Alvarez começou bem antes de seu reinado no Bellator. Natural da Filadélfia, nos Estados Unidos, o norte-americano iniciou no mundo das lutas no wrestling, participando de torneios nacionais nos tempos de faculdade.

O “Assassino Silencioso” ingressou no MMA no final de 2003, em um evento chamado Ring of Combat. A partir daí, foram nove vitórias consecutivas até o primeiro título, no Maximum Fighting Championship (MFC).

Na época, o norte-americano ainda competia nos meio-médios, escolha própria, por considerar um desafio a mais na carreira. “Sinto-me confortável aqui (nos meio-médios), posso espantar os caras daqui. Esse é o meu peso”.

A sequência no meio-médio mais três lutas, incluindo a primeira derrota da carreira: contra Nick Thompson. Ali, Alvarez perdeu seu cinturão e fez apenas mais um combate pela organização, que na época já mudara de nome para BodogFight.

Espantando valentões

Já com o nome conhecido no mundo das lutas, Eddie Alvarez aceitou participar de um curioso programa da “MTV” dos Estados Unidos. O extinto Bully Beatdown levava valentões, acostumados a praticarem bullying em colégios, a um ringue de verdade e contra um lutador profissional.

Alvarez participou de duas edições do programa e, em ambas, fez seus adversários passar por apuros.

O programa coincidiu com a entrada de Alvarez no Bellator. O norte-americano este na organização desde seu evento inicial. Lá, conquistou nove vitórias e foi derrotado apenas uma vez, quando Michael Chandler o finalizou na luta considerada a melhor de MMA de 2011.