Topo

MMA


UFC: Deiveson pega Benavidez pelo cinturão após problemas com peso e Covid

Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

18/07/2020 04h00

A subida no octógono na Ilha da Luta hoje (18) será a certeza de que Deiveson Figueiredo superou os percalços que quase acabaram com suas chances de ser campeão do UFC. Em menos de seis meses, o brasileiro enfrentou problemas com peso em sua primeira luta contra Joseph Benavidez e com o novo Coronavírus (Covid-19) na preparação para a revanche.

A luta será uma repetição do UFC Norkfolk, em fevereiro. Eles se enfrentaram, o brasileiro venceu por nocaute, mas não ficou com o cinturão dos moscas. Deiveson não bateu o peso daquela vez e o título ficou vago.

A revanche entre elas, então, foi marcada para a Ilha da Luta, em Abu Dhabi, onde o UFC levou seus eventos para poder contar com os atletas que vivem fora dos Estados Unidos. No dia em que embarcaria para os Emirados Árabes, um novo problema: o teste para Covid-19 deu positivo.

Em outro caso, o atleta seria retirado imediatamente do card. Mas a situação de Deiveson era diferente. O brasileiro já havia contraído a doença em maio, o que fez com que sua equipe acreditar que o teste teria sido um "falso positivo". No último domingo (12), um novo exame liberou Deiveson para viajar. Ele ainda passou por outros testes em solo árabe antes de ser confirmado na luta principal.

"Estou aliviado. Covid passou, né. Estou pronto, estou 100% e pronto para dar um show. Para quem já viveu altos e baixos na vida, nada se torna difícil. Usei essa dificuldade para bater o peso. Bati o peso com facilidade e provei que sou profissional".

Deiveson marcou 56,7 kg na balança e confirmou a disputa de cinturão contra Benavidez. Diante do americano, ele espera contar com um aliado incomum: a temperatura de 41º C prevista para Abu Dhabi.

"Tem dia que minha cidade bate 45º C brincando. Vai ser o clima perfeito para mim. Eu vim da selva, sou um animal feroz. Vou entrar lá para me divertir", disse ao UOL Esporte o paraense de Souré, na quente Ilha de Marajó.

Uma segunda vitória de Deiveson sobre Benavidez tirar o Brasil da maior seca de cinturões no masculino de sua história no UFC. O país não tem um campeão desde que José Aldo perdeu o título dos penas para Max Holloway, em junho de 2017.

A luta entre Deiveson Figueiredo e Joseph Benavidez será a última do evento de hoje. O card principal está previsto para começar às 21h (de Brasília).

UFC: Figueiredo x Benavidez
Ilha da Luta, em 18 de julho de 2020

Card Principal (21h, de Brasília)

Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Joseph Benavidez
Peso-médio: Jack Hermansson x Kelvin Gastelum
Peso-leve: Marc Diakiese x Rafael Fiziev
Peso-mosca: Ariane Lipksi x Luana Carolina
Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Askar Askarov

Card Preliminar (18h, de Brasília)

Peso-meio-pesado: Roman Dolidze x Khadis Ibragimov
Peso-casado: Grant Dawson x Nad Narimani
Peso-leve: Joe Duffy x Joel Alvarez
Peso-galo: Brett Johns x Montel Jackson
Peso-galo: Malcolm Gordon x Amir Albazi
Peso-leve: Davi Ramos x Arman Tsarukyan
Peso-pesado: Carlos Felipe x Serghei Spivac