Topo

Confusão marca o revezamento 4x200m no Mudial de Fukuoka

25/07/2001 17h13

Agência Pelé.Net
Em São Paulo

O caos tomou conta de uma prova de revezamento feminino nesta quarta-feira no mundial de natação, após duas equipes serem desqualificadas, uma das quais foi reintegrada novamente. A confusão foi tamanha que a cerimônia de entrega de medalhas foi adiada por 24 horas.

A equipe dos Estados Unidos foi a última a ser declarada vencedora dos 4x200m nado livre, antes do anúncio de adiamento da entrega de medalhas. As norte-americanas haviam sido desqualificadas e depois reintegradas na prova em que terminou em segundo.

A Grã-Bretanha parecia ter vencido pela primeira vez uma prova de revezamento num Mundial de natação, depois que as duas equipes melhores colocadas, a Austrália e os Estados Unidos, foram desclassificadas.

As australianas foram desqualificadas porque uma de suas integrantes pulou na piscina para comemorar a vitória antes que a última equipe -a Itália- tivesse terminado a prova.

A vitória britânica foi dada como oficial, mas a comemoração foi logo cortada quando foi anunciado que as norte-americanas haviam sido reintegradas mesmo após a segunda nadadora, Cristina Teuscher, ter largado 0.06segs -duas vezes mais do que o tempo permitido- antes de sua companheira, Natalie Coughlin, ter terminado sua parte.

As norte-americanas alegam que o aparelho que mede o tempo na raia estava com defeito. A Austrália reclamou que a equipe tinha sido punida por um "tribunal de cangurus". "Nos mostrem provas e nós aceitamos", disse o técnico australiano Don Talbot.