Topo

Scherer faz papelão nos Jogos da Amizade

02/09/2001 13h02

Das agências internacionais
Em Brisbane (Austrália)

Único representante brasileiro na natação nos Jogos da Amizade, o catarinense Fernando Scherer protagonizou um papelão na prova dos 100m livre, realizado na madrugada deste domingo.

Ele simplesmente abandonou a prova, após completar metade do percurso. Scherer estava em primeiro nos primeiros 50m rasos e, depois de bater no bloco de piscina, ele saiu d'agua e abandonou a prova.

Os organizadores não entenderam o fato e o brasileiro foi prontamente desclassificado da competição.

Segundo a organização. Scherer teria alegado que estava tentando bater o recorde brasileiro dos 50m livre para ganhar um prêmio de US$ 2 mil. Vendo que conseguira um tempo próximo do recorde na primeira metade da prova dos 100m, o nadador saiu da piscina e achou que a sua marca seria homologada.

Logo em seguida, Scherer foi desclassificado e não teve sua marca oficializada pela organização. O brasileiro não comentou a decisão.

Xuxa já havia decepcionado na disputa do Troféu José Finkel, quando tentou evitar queimar a largada da prova dos 50m livre e caiu de barriga na água. Na ocasião, o nadador foi desclassificado e não conseguiu o índice para o Mundial, que foi realizado em Fukuoka.

Borboleta
Scherer disputou ainda a prova dos 50m borboleta, mas foi eliminado ainda na prova classificatória ao ficar em último lugar.