Topo

Gustavo Borges busca índice para Mundial de piscina curta

07/11/2001 15h09

Lancepress!
No Rio de Janeiro

Gustavo Borges está pronto para participar da primeira etapa da Copa do Mundo de natação em piscina curta, que será realizada de 16 a 18 de novembro no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio.

O objetivo do medalhista olímpico na competição é tentar os índices exigidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a definição da equipe que irá ao Campeonato Mundial de Moscou, também em piscina de 25 metros, de 3 a 7 de abril.

"As marcas não são muito fortes e acho que poderei alcançá-las logo", comenta o nadador paulista. Ele diz que está bem preparado e depois de uma fase intensa de treinamentos, entrou num período de manutenção física e descanso.

Gustavo, que treina no Projeto Acqua, vai disputar as provas dos 50m, 100m e 200m nado livre no Rio e os tempos exigidos para as distâncias são de 22s21, 48s82 e 1min47s13, respectivamente.

Borges diz que terá bons adversários na competição. Além dos brasileiros, ele aponta dois norte-americanos como fortes concorrentes: Scott Tucker e Jason Lezack. Os dois representantes dos Estados Unidos, que estão em terceiro e em quarto lugar no ranking de seu país, vão nadar a prova dos 100m.

Na etapa brasileira da Copa do Mundo do ano passado, Gustavo Borges venceu os 200m livre e ficou em segundo lugar nos 100m. Depois da etapa da Copa do Mundo, o atleta disputa ainda este ano o Campeonato Estadual, de 23 a 25 de novembro, e o Troféu José Finkel, de 19 a 23 de dezembro.

Os índices para integrar a seleção brasileira que irá ao 6º Mundial em Piscina Curta correspondem ao oitavo tempo das semifinais ou eliminatórias (no caso das provas que não têm semifinal) do último Mundial em Piscina Curta, em Atenas, disputado em 1999, para as provas individuais, e ao sexto tempo das eliminatórias dos revezamentos na mesma competição.

A Copa do Mundo terá nesta temporada 2001/2002 um circuito com nove etapas. O Brasil será representado no torneio do Rio de Janeiro por 138 atletas 64 mulheres e 74 homens. Outros 96 estrangeiros estão confirmados.