Topo

EUA recuperam medalha perdida no revezamento 4x200m do Mundial

13/11/2001 16h15

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou que os EUA recuperaram a medalha de ouro conquistada no revezamento 4x200m livre feminino no Mundial de Fukuoka, realizado em julho deste ano.

O time havia sido desclassificado da competição após ter sido constatado pela cronometragem do evento que a nadadora Cristina Teuscher havia saltado antes do tempo permitido na troca do revezamento com o Natalie Coughlin.

Entretanto, a Fina anunciou que o quadro de medalhas do evento não será alterado, em virtude da decisão desta terça-feira.

A desclassificação dos EUA foi bastante contestada. Houve vários protestos da equipe, que não convenceu os dirigentes. Com isso, o ouro ficou com a Grã-Bretanha.

Durante o Mundial, o cronômetro eletrônico registrou vários falhas e isso possibilitou que a Fina revisasse sua posição. Segundo a entidade, ficou provado através de câmeras e sistemas eletrônicos que gravaram os resultados que não houve irregularidade no desempenho dos EUA.

Pela entidade, uma decisão deste porte pode ser revisada após seis meses do fato. As atletas dos EUA que compuseram a equipe de revezamento receberam a medalha na semana passada durante um evento realizado em Bangcoc, na Tailândia.