Topo

Etapa carioca da Copa do Mundo de natação começa nesta sexta

15/11/2001 13h39

Lancepress!
No Rio de Janeiro

O circuito da Copa do Mundo da natação começa nesta sexta-feira, às 17h, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro, com as eliminatórias da primeira etapa.

A competição, que conta com o patrocínio dos Correios e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai até domingo, 18/11, pela manhã, e conta com mais de 190 atletas de 17 países: Argentina, Alemanha, Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá, China, Chile, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, Peru, Rússia, Suécia, Ucrânia e Uruguai.

A prova dos 100 m livres masculina abre o programa de 34 provas da competição, que este ano será a primeira seletiva para o 6º Mundial dos Desportos Aquáticos, em abril do ano que vem, na Rússia.

Gustavo Borges, Fernando Scherer, Edvaldo Valério e Nicholas dos Santos são alguns dos brasileiros que buscarão o índice para o Mundial, 48s82. Scherer que nadará ainda os 50 m livre e 50m borboleta, está confiante em seu desempenho.

"Estou confiante que conseguirei o índice nos 50 m e 100 m livre. Já nos 50 m borboleta, vou tentar recuperar o recorde sul-americano, hoje com o Nicholas Santos, de 23s92, de janeiro deste ano", disse Xuxa.

Para dividir a piscina com os donos da casa nos 100 m livre, estão inscritos o argentino José Meolans, o russo Denis Pimankov e o americano Scott Tucker. Na América do Sul, Meolans é um dos grandes rivais dos brasileiros nas provas de velocidade. Ele aparece em sexto lugar nos 100 m livre do ranking mundial em piscina curta.

Nas eliminatórias de sexta-feira, quem estiver no Parque Aquático Júlio de Lamare também poderá ver as performances do russo Roman Sludnov e do ucraniano Oleg Lisogor nos 50 m peito.

O russo compete também nos 200 m do mesmo estilo. Oleg, de 22 anos, é o atual campeão mundial em piscina longa dos 50 m peito, e Sludnov é o campeão mundial em piscina curta dos 200 m.

Destaque também no primeiro dia para Yana Klochkova, da Ucrânia, nos 200 m medley, prova em que foi campeã olímpica em Sydney; e Johanna Sjoberg, nos 100m borboleta, distância que deu à nadadora sueca o vice-campeonato mundial em piscina curta.