Topo

Gustavo Borges comemora boa atuação no José Finkel

23/12/2001 14h23

Da Redação
Em São Paulo

Apesar da perda do tricampeonato de seu clube, o Vasco da Gama, Gustavo Borges comemorou neste domingo a sua boa participação no 30º Troféu José
Finkel de natação, disputado desde quarta-feira na piscina de 25 metros do Clube Internacional de Regatas, em Santos.

O nadador paulista, de 29 anos, terminou a competição com três medalhas (duas de ouro e uma de prata). Agora, Gustavo vai dar-se o luxo de dois dias de folga para as festas de Natal e na quarta-feira retoma os treinos para o Campeonato Mundial de piscina curta, marcado para o início de abril, na Rússia.

A última medalha de Gustavo foi conquistada neste domingo pela manhã. Ele terminou os 100 metros livre na segunda colocação, com o tempo de 47s44, quarto melhor tempo no ranking mundial da Federação Internacional de Natação (Fina).

O ganhador de quatro medalhas olímpicas não manteve, porém, a sua hegemonia no país, pois foi derrotado pelo argentino José Meolans, que defendeu o Clube Pinheiros e ganhou a prova com 47s28. Carlos Jayme, também do Vasco, ficou em terceiro lugar, com 48s68.

As outras medalhas de Gustavo Borges foram de ouro, conquistadas nas provas dos 200 metros livre e do revezamento 4 x 200 metros livre. "Foi uma competição excelente, que mostrou que estou no caminho certo", comentou o nadador patrocinado pela Ford e pelos Correios.

"Vou descansar apenas dois dias e retomar a preparação porque vou ter de
trabalhar muito para chegar ao Mundial em condições de brigar por vaga nas finais", disse.

Gustavo Borges garantiu participação no Mundial da Rússia nas provas dos 100 e dos 200 metros livre e é titular absoluto nos revezamentos 4 x 100 e 4 x 200 metros livre. Das provas individuais que disputou, o nadador só não conseguiu o índice exigido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nos 50m livre (terminou em quarto lugar, no sábado, com o tempo de 22s28. No revezamento 4 x 100 m livre, a equipe do Vasco da Gama, que venceu a prova, foi desclassificada, tirando outra medalha de ouro de Gustavo.

Esta desclassificação impediu o tricampeonato do José Finkel do Vasco. O Flamengo ficou com o título, depois de 11 anos, com 2.695,5 pontos, apenas 10 a mais do que o Vasco, segundo colocado com 2.685,5.

O torneio terminou com um saldo de 14 recordes brasileiros, 15 sul-americanos e a indicação de 26 atletas (16 homens e 10 mulheres) para a seleção brasileira que irá ao 6º Campeonato Mundial em Piscina Curta.

Quase a metade dos 55 atletas de toda a delegação brasileira, que reuniu os cinco esportes da Fina (natação, natação sincronizada, pólo aquático, saltos ornamentais e maratonas aquáticas), participará do 9º Mundial dos
Desportos Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, em julho de 2002.