Topo

Belém serve de aquecimento para o Mundial

13/03/2002 09h25

Lancepress!
Em São Paulo

Alguns nadadores brasileiros começam nesta quarta-feira a disputa do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, em Belém (PA), pensando não apenas em medalhas, mas também em se preparar para o principal objetivo do primeiro semestre: o Mundial de Piscina Curta, que será disputado em Moscou (RUS) entre os dias 3 e 7 de abril.

Esse pensamento predomina entre a grande maioria dos 26 atletas que obtiveram índice e que vão para a disputa do Mundial. Flavia Delaroli, recordista sul-americana nos 50m livre, e Eduardo Fischer, recordista sul-americano dos 50m e 100m peito, já anunciaram estar em fase de "polimento" (descanso que antecede uma competição). Além deles, Gustavo Borges, que vai disputar seis provas em Belém, também já afirmou que seu principal objetivo é mesmo a competição russa.

"O Sul-Americano vai ser minha avaliação final para o Mundial. Vou nadar seis provas pelo Brasil e espero ir bem", disse Gustavo, que acredita que o país deverá confirmar o favoritismo e garantir, mais uma vez, o título da competição.

Há, ainda, quem tenha optado por ficar de fora do sul-americano, para se poupar completamente para o Mundial. É o caso de Nicholas Dias dos Santos, primeiro colocado no ranking brasileiro nos 50m livre e 50m borboleta, prova na qual é recordista sul-americano.

"Meu principal objetivo é o Mundial, é para isso que estou treinando desde o ano passado. Não me preparei para esta competição no Pará. Estou treinando muito e quem sabe não vem uma medalha para o Brasil em Moscou", diz Nicholas.