Topo

Gustavo Borges encerra Sul-Americano com quatro medalhas de ouro

17/03/2002 13h06

Da Redação
Em São Paulo

O nadador Gustavo Borges ganhou neste domingo pela manhã mais duas medalhas: a de ouro no revezamento 4 x 100 metros livre e a de prata nos 100 metros livre.

Dessa forma, o brasileiro fechou a sua participação no Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, na piscina da Escola Superior de Educação Física, em Belém, com quatro medalhas de ouro e uma de prata.

O torneio serviu de avaliação para o nadador para a disputa do Campeonato Mundial da Rússia em Piscina Curta, seu verdadeiro objetivo, que será disputado no início de abril, em Moscou. E Gustavo ficou bastante satisfeito com os tempos obtidos na competição.

"Estou mais motivado do que nunca para a disputa do Mundial", disse o ganhador de quatro medalhas olímpicas. "Me senti um pouco cansado nos finais das provas e isso é normal no meu estágio de treinamento", comentou.

"A partir de agora, vou começar um período maior de descanso e, certamente, vou estar mais rápido na Rússia", completou o nadador.

Nos 100 metros livres, Gustavo foi derrotado pelo baiano Edvaldo Valério, que completou a prova em 49s62, novo recorde do torneio. Gustavo nadou em 50s09, seguido do venezuelano Osvaldo Quiroga, com 51s45.

No revezamento, a vitória brasileira foi tranqüila. Formada por Edvaldo, Gustavo, Bruno Bonfim e Diogo Yabe, a equipe completou a prova em 3min25s49. A Venezuela ficou em segundo lugar, com 3min30s94.

As três primeiras medalhas de ouro de Gustavo foram nos 200 metros livre, em que superou o recorde do torneio, com 1min51s14, e nos revezamentos 4 x 200 m livre e 4 x 100 metros medley.

Nos 50 metros livres, terminou em quarto lugar. A partir desta segunda-feira, o nadador do Pinheiros retoma os seus treinamentos em São Paulo.