Topo

Gustavo Borges busca mais medalhas no Mundial de piscina curta

02/04/2002 16h23

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Gustavo Borges volta a participar de um Mundial de piscina curta nesta quarta-feira. Borges faz parte da equipe brasileira que está em Moscou para a disputa da sexta edição do torneio.

A última vez que Gustavo Borges participou de um mundial foi em 1997, na Suécia. Naquela oportunidade, o brasileiro conquistou o ouro nos 200m e a prata nos 100m.

Borges é o quinto maior ganhador na história dos mundiais de piscina curta. O brasileiro já conquistou quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Gustavo está entusiasmado para o torneio. "Acho que fiz uma boa preparação e estou pronto para nadar bem", diz o atleta, de 29 anos, que sonha em subir no pódio. "Estou muito motivado para a disputa do Mundial e sei que vai ter muita gente boa na provas."

O Brasil tem 25 representantes na competição, na terceira maior delegação do torneio, atrás apenas da Rússia, com 52 atletas, seguida da Austrália, com 35.

O 6.º Campeonato Mundial reunirá o número recorde de 102 países participantes. No último Mundial, disputado em 2000, em Atenas, 563 atletas de 78 países competiram.

No Campeonato Sul-Americano, encerrado há duas semanas, em Belém, Gustavo Borges ganhou cinco medalhas, quatro de ouro (nos 200 metros livre e nos revezamentos 4 x 100 e 4 x 200 m livre e no 4 x 100 m medley) e uma de prata (nos 100 metros livre, perdendo para Edvaldo Valério, que não vai disputar o Mundial).

Com a experiência de quem é profissional da natação há 12 anos e a paixão de um iniciante no esporte, Gustavo está animado. "Aos 29 anos, estou vivendo um grande momento em minha carreira, conseguindo excelentes resultados e tenho vontade de sobra para nadar", comenta. "Ainda entro na piscina e mostro para a molecada como se deve nadar."

O UOL é provedor do site oficial do Gustavo Borges. Saiba mais sobre sua carreira, veja fotos exclusivas e muito mais no site www.uol.com.br/gustavoborges.