Topo

Nadadores brasileiros já pensam no Pan

08/04/2002 14h02

Lancepress!
No Rio de Janeiro

A Seleção Brasileira de natação chega nesta terça-feira, ao Brasil, depois da participação no 6o Mundial em piscina curta, que terminou no último domingo, na capital da Rússia.

Na bagagem, a equipe patrocinada pelos Correios traz uma medalha de prata, uma de bronze, sete recordes sul-americanos superados, oito finais, quatro semifinais e outros seis atletas entre os 16 melhores da competição.

Gustavo Borges e Eduardo Fischer, os dois medalhistas brasileiros no campeonato, esperam sair do frio de Moscou para o calor de San Domingo. Para eles, tudo a partir de agora será voltado para os Jogos Pan-Americanos, em 2003, na República Dominicana.

"Fiquei feliz com a minha participação em Moscou e acho que sou "pé quente" porque todas as vezes em que participei do Mundial em Piscina Curta, o Brasil subiu ao pódio. A próxima arrancada tem que ser para os Jogos Pan-Americanos. Meus planos, por enquanto são para San Domingo. Teremos as primeiras seletivas para obtenção de índice ainda este ano e este é o primeiro degrau, conseguir vaga na equipe", disse Gustavo.

Segundo o diretor técnico da CBDA, professor Ricardo de Moura, os resultados do Mundial de Moscou superaram as expectativas.

"Os resultados foram melhores do que esperávamos. Apesar de algumas ausências, a competição foi forte e a prova disso foram os sete recordes mundiais e os 21 de campeonato superados. A natação brasileira está se renovando, assim como a natação mundial. Agora temos um longo trabalho que visa uma preparação para os Jogos Pan-Americanos e, depois, os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004", disse Moura.

No final deste mês todos os atletas que estiveram no Mundial da Rússia participam do Troféu José Finkel de Natação, na cidade paulista de Santos. A seleção brasileira de natação chega ao país em dois vôos. O primeiro, RG 8745, segue para o Rio de Janeiro e chega às 5h40min da manhã desta terça-feira, com o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, e o supervisor técnico da entidade, Ricardo de Moura.

O segundo, onde estão Gustavo Borges e Eduardo Fischer, RG 8741, chega a São Paulo às 6h da manhã desta terça-feira. Eduardo Fischer desce em São Paulo e segue para Joinville, onde chegará por volta das 10h15min.