Topo

Phelps vence 400 m medley, conquista quinta medalha e bate outro recorde

27/07/2003 14h20

Da Redação
Em São Paulo

O norte-americano Michael Phelps voltou a brilhar no Campeonato Mundial de esportes aquáticos, disputado em Barcelona. Neste domingo, ele conquistou a medalha de ouro na prova dos 400 metros medley.

Mais uma vez, Phelps nadou o tempo inteiro abaixo do recorde mundial, que já lhe pertencia desde abril deste ano. No fim, com o tempo de 4min09s09, ele superou a marca antiga em 1s64.

Phelps, que havia obtido o segundo melhor tempo das semifinais, teve como companhia no pódio o húngaro Laszlo Cseh, prata com o tempo de 4min10s79, e o tunisiano Oussama Mellouli, bronze com 4min15s36.

Durante a prova, Phelps só sentiu dificuldade após os primeiros 200 metros. Depois de dominar com tranqüilidade nos nados de borboleta e de costas, ele sentiu a aproximação do húngaro na terceira chegada, de peito, mas acabou disparando no nado livre.

Essa foi a quinta medalha conquistada por Phelps, de 18 anos de idade, no Mundial. Ele já havia levado o ouro nos 200 m medley e 200 m borboleta, além da prata no revezamento 4x200 m livre e nos 100 m borboleta.

Com isso, Phelps ainda iguala um feito que pertencia apenas ao australiano Ian Thorpe. Ele é o segundo nadador a conquistar três medalhas de ouro em provas individuais na competição.

Com mais essa medalha, Phelps torna-se sem dúvida o principal destaque do Campeonato Mundial, superando o australiano Ian Thorpe. Ele bateu o recorde mundial nas provas de 200 m borboleta e 200 m medley, além dos 400 m medley.