Topo

Kitajima quer ser a "versão japonesa" de Thorpe

07/08/2003 09h18

Das agências internacionais
Em Tóquio (Japão)

O nadador Kosuke Kitajima, campeão e recordista mundial dos 100 e 200 m peito, afirmou nesta quinta-feira que quer seguir os passos de seu ídolo, o australiano Ian Thorpe.

"Quero ser como Ian Thorpe. Ele é um atleta que sempre está melhorando seus recordes pessoais e tem a admiração de todo o seu país. Estou impressionado com suas realização e o admiro realmente", disse o japonês, de 20 anos.

Thorpe, que venceu seis medalhas de ouro no Mundial de Fukuoka, no Japão, em 2001, era considerado o melhor do mundo até p fenômeno do norte-americano Michael Phelps, que conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e bateu sete recordes mundiais no Mundial de Barcelona, no mês passado.

No Mundial da Espanha, Kitajima bateu o recorde dos 100 m peito com o tempo de 59s78, superando a marca anterior, que pertencia ao russo Roman Sloudnov, com 59s94. Quatro dias depois, o japonês conquistou outro recorde mundial, agora nos 200 m peito, com 2min09s42, superando outro nadador russo, Dmitri Komornikov, que tinha o tempo de 2min09s52

"Meu próximo objetivo é vencer o ouro em Atenas e responder todas as perguntas em inglês. É muito mais fácil cair na piscina do que dar entrevistas", brincou Kitajima.