Topo

Gustavo Borges desiste de disputar o Troféu José Finkel

22/09/2003 12h33

Da Redação
Em São Paulo

O nadador Gustavo Borges desistiu de disputar o Troféu José Finkel, que começa nesta terça-feira na piscina da Unisanta, em Santos. Ele resolveu descansar depois de ganhar mais quatro medalhas para o Brasil nos Jogos
Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto.

Recordista absoluto de conquistas de medalhas no torneio (tem 19 em quatro edições), ele só retorna aos treinos na segunda quinzena de outubro, já visando à Olimpíada de Atenas, em agosto de 2004.

"Estava precisando parar um pouco e resolvi descansar agora", disse o
nadador paulista, de 30 anos, que já tem o índice para disputar os 100
metros livre em Atenas. "Vou fazer uma boa programação de treinos, um pouco mais longa do que a normal, visando exclusivamente a Olimpíada."

Recordista também de medalhas em Olimpíadas (tem quatro assim como o
velejador Torben Grael), Gustavo pretende encerrar a vitoriosa carreira na Grécia, no ano que vem.

O Troféu José Finkel, que é o Campeonato Brasileiro de inverno, reunirá 382 atletas de 51 clubes. O Pinheiros, clube de Gustavo Borges, terá a equipe mais numerosa da competição, com 56 inscritos.

Para incentivar seus companheiros, o recordista sul-americano dos 200 metros livre pretende assistir a algumas provas do torneio. Tradicionalmente disputado em piscina de 25 metros, dessa vez o torneio
acontecerá em piscina longa (50 metros) porque será a quarta das sete
seletivas para os Jogos Olímpicos de Atenas.

Para conseguir vaga na seleção olímpica, os atletas precisam atingir os índices A da Federação Internacional de Natação - FINA, que garantem ao Brasil a inscrição de até dois atletas por prova.