Topo

Venezuelano Carlos Coste quebra recorde mundial em imersão livre

04/10/2003 15h03

Agência Efe
Em Mochima (Venezuela)

O venezuelano Carlos Coste estabeleceu neste sábado um novo recorde mundial na modalidade de apnéia em imersão livre, ao cobrir uma profundidade de 101m, no Parque Nacional Mochima, da Venezuela.

Porta-vozes oficiais do evento "Desafio no Abismo 2003" confirmaram a nova marca de imersão livre num tempo de 4min03s, sendo para Coste seu quarto recorde mundial em apenas um ano, superando desta vez ao austríaco Herbert Nitsch, que registrou -100m no dia 5 de setembro.

O venezuelano alcançou na terça-feira passada um novo recorde mundial na modalidade de apnéia em peso constante sem pés-de-pato, ao realizar uma imersão de 61m de profundidade, em um tempo de 2min49s.

Os outros dois recordes mundiais conseguido pelo venezuelano em sua carreira foram no ano 2002 nas modalidades de peso constante com pés-de-pato (-90m) e imersão livre (-93m).

Há um ano, Coste bateu o registro mundial de apnéia na modalidade de imersão livre, ao submergir-se a 93m na praia venezuelana de Puerto Cruz, onde precisou de 3min50s para converter-se em uma nova marca mundial, a mesma que superou neste sábado.

Carlos Coste também manteve por um tempo o registro mundial de apnéia na modalidade de peso constante em Puerto Cruz, ao submergir-se a 90m em 3min33s, hoje em poder do austríaco Nitsch, com 95m.