Topo

Julgamento de ex-atleta da Alemanha Oriental é adiado

11/12/2003 10h46

Das agências internacionais
Em Frankfurt (Alemanha)

O julgamento da ex-nadadora da Alemanha Oriental Karen Koenig, que afirma estar sofrendo problemas por causa da política de doping estabelecida pelo estado comunista, foi adiado nesta quinta-feira e não deverá prosseguir por pelo menos um ano.

Um tribunal de Frankfurt disse por meio de um comunicado que precisava de mais evidências e, por isso, não haverá uma sentença provavelmente antes de 2005.

A ex-campeã européia, que diz que está sofrendo de depressão e sua voz mudou por ter sido forçada a tomar esteróides anabolizantes, está pedindo 10 mil euros como indenização ao Comitê Olímpico Alemão.

As implicações do julgamento, que começou em outubro, vão além da exigência pessoal de Koenig, já que ela pode motivar outros cem ex-atletas da Alemanha Oriental, caso ganhe a indenização.

A questão central é se o Comitê Olímpico Alemão pode ser responsabilizado pelo que a Alemanha Oriental obrigou seus atletas a fazerem por várias décadas.

O país usou o doping a partir da década de 70 como estratégia para utilizar o esporte para promover o estado comunista, que acabou com a queda do Muro de Berlim, em 1989, um ano antes da unificação das Alemanhas Ocidental e Oriental.

Milhares de atletas da Alemanha Oriental sofreram problemas de saúde por causa do indiscriminado uso de drogas sem qualquer tipo de prescrição.