Topo

Dois brasileiros vão para as finais desta quarta em etapa da Copa do Mundo

14/01/2004 12h15

Da Redação
Em São Paulo

O veterano Rogério Romero, de 33 anos de idade, segue em grande forma. Depois de ganhar medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e obter índice para nadar nas Olimpíadas de Atenas, ele conseguiu se classificar em sua prova preferida na quarta etapa da Copa do Mundo de natação, que é disputada em piscina curta.

Romero, que nada pelo Minas Tênis Clube, ficou em oitavo lugar nas eliminatórias dos 200 m costas, nesta quarta-feira, em Estocolmo, na Suécia. Ele cravou o tempo de 1min58s30, mas ficou quase três segundos à frente do nono colocado, o japonês Atsushi Nishikori.

Para ficar entre os primeiros colocados, Romero terá trabalho. O melhor tempo das eliminatórias foi do japonês Tomomi Morita, que cravou 1min56s78. Em segundo lugar chegou o russo Arkady Vyatchanin, seguido pelo chinês Wei Wang.

Outro brasileiro classificado para as finais do segundo dia de competições na Suécia foi Jáder Souza. Ele ficou em quarto lugar nos 50 m livre, com o tempo de 22s36. Ele ficou apenas 31 centésimos atrás do vencedor das eliminatórias, o sueco Stefan Nystrand. O francês David Maitre foi o segundo, seguido pelo norte-americano Jason Lezak.

Dos três atletas do país que caíram na piscina nesta quarta-feira, o único que não se deu bem foi Marcelo Tomazini. Ele ficou com o 15º melhor tempo das eliminatórias dos 100 m peito, com 1min02s25, cerca de 1s5 atrás do oitavo colocado, o alemão Timo Lorenz.

O vencedor da prova foi o norte-americano Ed Moses, com 58s96, seguido pelo britânico James Gibson e pelo também britânico Darren Mew. Tomazini foi o único brasileiro que foi para as finais no primeiro dia de provas, ficando em oitavo lugar nos 50 m borboleta.

O Brasil vem fazendo grande sucesso na Copa do Mundo. Nas três primeiras etapas, já conseguiu duas medalhas de ouro, com Thiago Pereira, nos 400 m medley, e com Lucas Salatta, nos 200 m medley, ambas em Durban, na África do Sul.