Topo

Thorpe é desclassificado e fica fora dos 400 m livre em Atenas-04

27/03/2004 08h16

Das agências internacionais
Em Sydney (Austrália)

O australiano Ian Thorpe não poderá defender seu título olímpico na prova dos 400 m livre. O nadador, recordista mundial da prova (com 3min40s08) foi desqualificado da seletiva de seu país para os Jogos de Atenas na noite desta sexta-feira (manhã de sábado na Oceania).

Reuters 
Uma das estrelas da natação mundial, Thorpe queima largada e não poderá disputar os 400 m nas Olimpíadas
Thorpe domina os 400 m rasos desde que se tornou o homem mais novo a ser campeão mundial de natação, em Perth (1998). O australiano quebrou quatro vezes o recorde mundial da prova desde 1999.

Thorpe se precipitou no momento da largada e caiu na água antes do começo de sua bateria no dia de abertura do campeonato na Austrália, que terá a duração de oito dias, na piscina olímpica de Sydney.

O atleta, de 21 anos de idade, voltou à posição, mas acabou eliminado. O treinador de Thorpe, Dave Flaskas, disse que o campeão mundial escutou um barulho antes de cair na água.

Reuters 
Após queimar a largada nos 400 m livre, Ian Thorpe reclama com árbitro
"Estranhamente demoraram muito para dar o sinal para os atletas caírem na água. Então, Ian escutou um barulho, mas é muito difícil provar isso", disse Flaskas.

"Obviamente ele está muito desapontado, mas ele precisa encontrar de novo sua concentração. Hoje é apenas o primeiro dia da seletiva e ele ainda tem outros objetivos para alcançar".

Thorpe entrou com um recurso contra sua eliminação. No entanto, os organizadores do torneio recusaram o pedido do nadador. Com isso, a menos que instâncias superiores revoguem a decisão, ele não poderá disputar sua especialidade nos Jogos da Grécia.

"Lemos o protesto, conversamos com o juiz, com o próprio Thorpe e sua equipe e, além disso, vimos o vídeo. Após tudo isso, vimos que a decisão do árbitro foi correta e, portanto, deveria ser mantida", disse Glenn Tasker, chefe-executivo da Federação Australiana de natação.

Leia também
  • Desclassificação de Thorpe choca nadadores australianos
  • Rival diz que eliminação de Thorpe mostra arrogância australiana