Topo

Australiano pode deixar a porta aberta para Thorpe nos 400 m livre

03/04/2004 13h49

Das agências internacionais
Em Sydney (Austrália)

Ian Thorpe provavelmente terá a chance de defender o seu título olímpico dos 400 m livre em Atenas depois de seu companheiro australiano Craig Stevens indicar neste sábado que iria considerar a hipótese de desistir do evento.

"Irei tirar uma semana de descanso e pensar sobre isso", disse Stevens depois de se classificar para a prova de 1500 m livre. "Sei que as pessoas têm suas opiniões. Terei um monte de conselhos".

Thorpe deixou os australianos em choque no dia de abertura do campeonato nacional em Sydney, semana passada, quando foi desclassificado dos 400 m livre por ter queimado a largada depois de balançar no bloco e cair na água.

Depois de repetidos pedidos do público e da mídia para que o recordista mundial tivesse uma nova chance no evento, a Natação Australiana (AS) disse que a desclassificação seria mantida.

Os dois primeiros finalistas, Grant Hackett e Stevens, classificaram-se para a prova dos 400m livres de Atenas, mas críticos disseram que Stevens deveria repensar a classificação e dar seu lugar a Thorpe já que chegará às Olimpíadas para disputar também a prova em que é especialista, a dos 1500 m livre.

"Eu só quero ficar longe disso tudo e, então, eu e meu técnico Glenn Beringer iremos decidir o que irá acontecer", disse o nadador.

"Eu estou tentando não ler muito os jornais, mas as pessoas estão me contando sobre as opiniões e o suporte que estou tendo de todos. Mas eu ainda não posso dizer obrigado".

Thorpe venceu as finais dos 100 m e dos 200 m livre no campeonato nacional para se classificar nestes eventos individuais.

A Austrália convocou um forte esquadrão de 42 nadadores neste sábado, cuja lista inclui Thorpe e Stevens, mas oficiais disseram que não finalizarão suas inscrições para os eventos em questão até um mês antes do início dos Jogos.