Topo

Cielo volta às piscinas com vitória nos 50 m livre do Campeonato Paulista

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

13/11/2009 12h29

Na sua primeira competição depois do Mundial de Roma em agosto, Cesar Cielo cumpriu a expectativa e venceu a prova dos 50 m livre nesta sexta-feira no Campeonato Paulista de natação em Santos. De supermaiô, o recordista olímpico da prova chegou em primeiro lugar com o tempo de 22s13.

Seu tempo foi bem acima dos 21s08 registrados na conquista do ouro no Mundial, mas já ajudaram e muito o seu clube a assegurar a vice-liderança provisória da competição. Com o recorde do campeonato, Cielo somou 23 pontos, e o Pinheiros tem dois a menos que a Unisanta na classificação.

O segundo lugar ficou com Bruno Fratus, também do Pinheiros, que seguiu Cielo de perto e terminou com 22s66. Felipe de Souza Martins ficou em terceiro, com 23s07. O campeão mundial ainda deverá participar das provas de 100 m livre e revezamento, visando se preparar para o Open de São Paulo, que acontece em dezembro.

De volta das férias, Cielo destacou que ainda está recuperando a forma, apesar de estar treinando regularmente para a competição que fecha o ano. "Não está excelente, mas por enquanto está bom. É a primeira prova um pouco mais importante que nado depois do Mundial. Estou voltando aos poucos. Ainda tem muita cobrança em cima dos tempos que posso fazer, mas vou entrar no ritmo devagar. A minha meta para este segundo semestre é o Open", disse.

Cielo ainda teve preservados suas marcas dos 50 m livre na Júnior 1 (17 anos) e também na Júnior 2 (18 e 19 anos). Na primeira categoria, o vencedor Yuri Curto fez 23s44 e não superou a marca que Cesar anotou ainda em 2004, de 22s96, que permanece como recorde do campeonato.

Na Júnior 2, Marcelo Chierighini venceu com 23s00 e também ficou longe do recorde de Cielo, que é de 22s68. O ídolo da natação ainda preserva marcas intactas nas categorias Juvenil 1 (15 anos) e Juvenil 2 (16 anos), tanto nos 100 m como nos 50 m livre.

Ainda com o supermaiô, que será proibido pela Fina em 2010, Cielo afirmou que nadaria sem o traje tecnológico se os demais competidores aceitassem fazer o mesmo. "Já estou me preparando para nadar sem o maiô. Com o maiô ou sem ele vou buscar minha evolução em 2010, melhorar meu desempenho. Até topo nadar de sunga, de bermuda, se a galera toda resolver fazer isso no Open. Mas não vai acontecer. Acho que ainda vamos usar o maiô até o fim do ano."

* Atualizada às 19h32