Brasil encerra Copa do Mundo com mais um ouro de Nicholas e recordes
O Brasil encerrou a Copa do Mundo de natação com mais um ouro de Nicholas dos Santos e com a marca de ter conquistado todos os recordes sul-americanos masculinos durante o circuito. Após cinco etapas, a competição terminou neste domingo, em Cingapura, e os atletas brasileiros foram destaque.
Somente neste domingo, o Brasil brilhou com o ouro de Nicholas Santos, nos 50m livre, o bronze de Guilherme Guido, nos 50m costas, e o terceiro lugar de Felipe França nos 50m peito. Nicholas Santos nadou os 50m livre em 20s75, ficou a um centésimo da própria marca continental e mais uma vez derrotou o sul-africano Roland Schoeman (20s89).
E por falar em recordes sul-americanos, agora não falta mais nenhum. A performance do Brasil nas etapas da Copa do Mundo deram todos os tempos masculinos em piscina curta ao país. O último obstáculo era a prova dos 50m costas, mas Guilherme Guido conquistou o bronze na disputa em Cingapura, com 23s39, e bateu o tempo do venezuelano Albert Subirats (23s72) feito no Mundial em piscina curta de Manchester, em 2008.
O vencedor da prova foi o americano Peter Marshall, que também bateu o recorde mundial, com 22s61. O russo Stanislav Donets ficou com a medalha de prata com o tempo de 23s34. Na versão feminina dos 50m costas, Fabíola Molina terminou em quarto lugar (26s88).
Felipe França Silva, que não saiu de nenhuma etapa sem medalhas no peito, também subiu ao pódio para ganhar o bronze nos 100m peito (57s11). Mais uma vez a África do Sul dominou, com Cameron Van Den Burgh (56s25) e Neil Versfeld (56s74). João Gomes Júnior ficou com a quinta posição (58s37).
A sul-africana Kathryn Meaklim bateu o recorde mundial dos 400m medley (4min22s88), superando os 4min25s06 da espanhola Mireia Belmonte. Outros dois recordes mundiais caíram em Cingapura: Therese Alshammar, com 24s38, bateu sua marca de 24s46 nos 50m borboleta e Peter Marshall, com 22s61, superou seu tempo de 22s73, nos 50m costas.
O Brasil, por sua vez, encerra a Copa do Mundo de natação em 2009 com 27 medalhas e 52 recordes sul-americanos, entre eles um recorde mundial com Kaio Márcio nos 200m borboleta e três de campeonato com Kaio e dois para Joanna Maranhão.
O próximo e último desafio desta temporada para a natação será o Torneio Open, em São Paulo, de 17 a 20 de dezembro, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.