Topo

No Canadá, nado sincronizado brasileiro fará homenagem ao Rio de Janeiro

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/11/2009 16h31

A conquista do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 será homenageada pela equipe temática brasileira de nado sincronizado. As representantes nacionais realizarão uma coreografia especial à cidade carioca no Fina World Trophy, torneio de exibição realizado desta sexta-feira até domingo em Montreal, no Canadá.

Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos há dois anos, o Brasil já utilizava símbolos do Rio de Janeiro em suas apresentações, como o Cristo Redentor e as ondas do calçadão de Copacabana. Desta vez, a coreografia será exclusivamente em menção à conquista da sede das Olimpíadas de 2016.

A competição organizada pela Federação Internacional de Natação (Fina) tem como objetivo divulgar o nado sincronizado e testar as habilidades das atletas. As regras são diferentes em relação às utilizadas em Mundiais e Olimpíadas, e as provas serão disputadas entre solo, dueto e equipe temáticos, highlight routine e rotina livre combinada.

Nas outras provas do campeonato, Giovana Stephan fará uma homenagem a Charles Chaplin na prova de solo. O dueto temático, que permite o uso de acessórios, terá Lara Teixeira e Nayara Figueiredo realizando uma apresentação sobre ursos polares – e usarão uma vestimenta que simula a pele dos animais.

A rotina highlight terá como assunto Michael Jackson, relembrando os grandes sucessos do astro da música pop morto este ano. Já na rotina livre combinada, o tema será faroeste – a mesma apresentação executada no Mundial de Esportes Aquáticos em Roma, este ano.

A seleção brasileira de nado sincronizado em Montreal também tem a presença das gêmeas Beatriz e Branca Feres, Camila Almeida, Gabriela Figueiredo, Joseane Costa, Lorena Molinos, Maria Bruno, Michelle Frota e Pâmela Nogueira. Maura Xavier é a técnica, enquanto Andrea Curi é a orientadora do dueto.