Copa do Mundo de maratona aquática começa em Santos sem Poliana Okimoto
Poliana Okimoto mora e treina em Santos. A abertura da Copa do Mundo de maratonas aquáticas da Fina deveria ser a sua grande estréia na temporada 2010. Mas a campeã da Copa do Mundo e medalhista de bronze no Mundial da Fina em Roma, no ano passado, não vai cair na água neste domingo.
As atrações brasileiras serão o vice-campeão masculino da Copa do Mundo, Allan do Carmo, e Anna Marcela Cunha, melhor brasileira nas Olimpíadas de Pequim. A ausência de Poliana é resultado direto do calendário do circuito de provas em águas abertas da Fina.
Em 2009, Poliana disputou a maioria das etapas. Dominou a maioria das provas. Chegou ao final do ano esgotada, mas com o título garantido. Para essa temporada, a programação mudou.
Consagrada, a nadadora paulista vai disputar provas selecionadas. A prioridade é o Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roberval, no Canadá, em julho. Poliana foi medalhista de prata nos 10km e nos 5km da edição de 2006 do torneio. “É o objetivo e vamos escolher as provas com água fria, como iremos encontrar por lá”, explicou a nadadora.
“Esse ano foi uma loucura. Nós chegávamos ao Brasil, ficávamos cinco dias aqui e já voltávamos a viajar. Se continuasse nesse ritmo, ela chegaria a 2012 cansada, sem vontade de continuar. Vamos ter de dar uma repensada no calendário, para que o ano seja mais light”, completou Ricardo Cintra, técnico da atleta, em dezembro do ano passado.
Russos são atração
Se Poliana não nada em Santos, a atual campeã olímpica, a russa Larisa Ilchenko está confirmada. A Rússia, aliás, trouxe ao Brasil seus principais nadadores. Participam em Santos as equipes A, B e júnior, com 22 atletas confirmados.
Ao todo, a prova terá 84 nadadores (40 mulheres e 44 homens) representando 19 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Eslovênia, EUA, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, México, Rússia, Suíça, Ucrânia e Venezuela.
A premiação será de 20 mil dólares, distribuídas entre os oito melhores, tanto no masculino como no feminino. Os campeões receberão US$ 2,5 mil cada um. A prova começa às 10h, para o feminino. Os homens largam às 10h15.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.