Topo

Ana Marcela é bi em etapa brasileira da Copa do Mundo de Maratona Aquática

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha comemoram seus resultados em etapa da Maratona Aquática - Satiro Sodre/Divulgação
Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha comemoram seus resultados em etapa da Maratona Aquática Imagem: Satiro Sodre/Divulgação

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

31/01/2010 15h41

A baiana Ana Marcela Cunha, venceu pelo segundo ano consecutivo os 10 km da Maratona Aquática Internacional de Santos, etapa de abertura do circuito da Copa do Mundo da modalidade. No masculino, outro pódio brasileiro, com a terceira colocação de Allan do Carmo, 20 anos. O segundo melhor brasileiro foi Felipe Alcântara, 20 anos, que garantiu a última vaga do país nos 10 km do Mundial de Maratonas Aquáticas do Canadá, em julho.

A competição, que será disputada na cidade de Roberval, já tinha Ana, Allan e Poliana Okimoto - ausente em Santos – como pré-convocados. Em Santos, Ana Marcela só conseguiu passar para o primeiro lugar a partir da última boia, nos últimos 1.100 metros. A prova foi bastante disputada com alternância na liderança entre diversas atletas, entre elas a campeã olímpica, Larissa Ilchenko, da Rússia, e a campeã pan-americana, Chloe Sutton, dos EUA.

No final, a brasileira conquistou o primeiro lugar com uma arrancada. “No final dei um sprint que me fez chegar com dois corpos de vantagem. Finalmente venci a campeã olímpica, Larissa Ilchenko. Eu sempre batia na trave, mas desta vez consegui. Agora vou me preparar bastante para o Mundial de Roberval, na qual quero brigar por medalha, e para todas as outras etapas da Copa do Mundo, que termina em outubro, para acumular o maior número de pontos possível”, disse a atleta de 17 anos.

As italianas Martina Grimaldi e Alice Franco completaram o pódio feminino, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na disputa pelo pódio masculino, Allan conseguiu sua segunda medalha de bronze em Santos, repetindo o feito de 2008 – no ano passado acabou na 4ª colocação. Ele e Ana Marcela treinaram juntos em Salvador durante as férias, ao lado do recordista sul-americano, em piscina, Luiz Rogério Arapiraca.

“Conseguimos comprovar mais uma vez [eu, Aninha e o Felipe Alcântara] a tradição da Bahia nas maratonas aquáticas” disse Allan. A chegada da prova masculina foi tão apertada, que demorou a se saber quem havia chegado em primeiro lugar. No final, vitória do russo Evgeny Drattsev. A medalha de prata ficou com o sul-africano Chad Ho, 19 anos.