Topo

Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula é flagrada no antidoping

Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula foi às Olimpíadas de 2008 e ao Mundial de 2009 - Divulgação/CBDA
Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula foi às Olimpíadas de 2008 e ao Mundial de 2009 Imagem: Divulgação/CBDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

28/04/2010 13h59

Daynara de Paula, finalista do Mundial de esportes aquáticos de Roma, no ano passado, foi flagrada nos exames antidoping. O exame positivo foi feito nos Jogos Sul-Americanos, no mês passado. Oficialmente, o COB (Comtiê Olímpico Brasileiro) confirma que a análise da nadadora apresentou "resultado adverso".

A substância irregular encontrada ainda não foi confirmada oficialmente, mas segundo o canal Sportv, trata-se de furosemida, o mesmo diurético flagrado em um exame antidoping que suspendeu a ginasta brasileira Daiane dos Santos por cinco meses. Esta substância costuma ser utilizada para perda de peso e também é capaz de mascarar nos exames o uso de outras drogas proibidas.

De acordo com o COB, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) já foi avisada. A CBDA informou ao UOL Esporte que ainda não recebeu os resultados oficiais da Odesur (Organização Deportiva Sul-Americana, entidade responsável pelos Jogos).

A atleta, de 20 anos, disputou os Jogos Olímpicos de Pequim e o Mundial de Roma, no ano passado. Na Itália, fez final dos 50m borboleta e semifinal dos 100m borboleta. Ela estava inscrita para o Troféu Maria Lenk, na semana que vem, em Santos, e era favorita para uma vaga na seleção brasileira que disputa o Pan-Pacífico, no meio do ano.

Daynara ainda não está suspensa. Ela só será afastada após a confirmação de que o resultado adverso é doping. Caso isso aconteça, deve pegar a pena padrão do Código Mundial Antidoping, de dois anos.

Confira a nota do COB:

"O Comitê Olímpico Brasileiro - COB foi notificado pela Organização Desportiva Sul-americana - ODESUR de que o exame de controle de dopagem realizado na atleta Daynara de Paula durante os Jogos Sul-americanos Medellín 2010 acusou resultado adverso, com a presença de substância considerada proibida pela Agência Mundial Antidoping - WADA.

Da mesma forma, o COB já notificou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos sobre o resultado adverso do exame.

O COB aguarda a decisão final do Comitê Executivo da ODESUR para se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Atenciosamente,

Comitê Olímpico Brasileiro"

Também em comunicado oficial divulgado por sua assessoria de imprensa, o Minas Tênis, clube ao qual Daynara é filiada, declarou apoio total à atleta.

"A informação do doping da nadadora minastenista Daynara de Paula, 20 anos, na última edição dos Jogos Sul-Americano de Natação, na Colômbia, causou surpresa a todos no Minas Tênis Clube, que foi notificado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pelo Comitê Olímpico Brasileiro", disse a nota. "O clube apoia a atleta de forma irrestrita, até porque Daynara de Paula tem histórico exemplar e vitorioso".

*Atualizada às 23h07