Topo

Na volta às piscinas longas, Phelps fatura dois ouros no 1º dia em Charlotte

Logo no primeiro dia em Charlotte, Michael Phelps venceu as duas finais que disputou - REUTERS/Chris Keane
Logo no primeiro dia em Charlotte, Michael Phelps venceu as duas finais que disputou Imagem: REUTERS/Chris Keane

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/05/2010 20h22

Sem disputar competições oficiais em piscina longa desde agosto do ano passado, no Mundial de Esportes Aquáticos, o norte-americano Michael Phelps enfim voltou às raias de 50 m. Nesta sexta-feira, o multicampeão olímpico foi o grande destaque do primeiro dia do GP de Charlotte, nos Estados Unidos.

 

  • REUTERS/Chris Keane

    Nesta sexta, Michael Phelps conquistou a medalha de ouro nos 100 m borboleta e nos 200 m livre

Nadando por Baltimore, Phelps conquistou duas medalhas de ouro, nas duas provas que disputou nesta noite. Primeiro, venceu os 200 m livre, mas teve um grande trabalho. Se no Mundial o norte-americano caiu diante do alemão Paul Biedermann, nesta sexta ele quase foi deixado para trás pelo compatriota Pet Vanderkaay, que teve uma evolução impressionante nas duas últimas piscinas. Phelps, porém, assegurou o primeiro lugar com o tempo de 1min47s73, apenas quatro centésimos à frente de Vanderkaay. O também medalhista olímpico Ryan Lochte completou o pódio (1min49s05).

 

Em seguida, nos 100 m borboleta, Phelps praticamente não teve adversários e, apesar do cansaço, fez um bom tempo, 52s41, com distância razoável em relação a Tyler McGill (53s15) e Timot Phillips (53s91), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Apesar de faturar dois ouros no primeiro dia em Charlotte, os tempos de Phelps ainda estão distantes das melhores marcas da temporada. Nos 200 m livre, seu registro foi apenas o 11º do ano, em distância liderada, até agora, pelo francês Yannick Agnel (1min46s35).

Já nos 100m borboleta, o norte-americano entrou no top 10 da temporada, ocupando agora o oitavo lugar. O mais rápido da prova, por enquanto, é o russo Evgeny Korotyshkin, com 51s70.

“Ainda preciso de um pouco mais de consistência e preciso acertar alguns detalhes técnicos”, admitiu Phelps ao final deste primeiro dia, mas se mostrando satisfeito com as marcas obtidas.

Apesar de essa ter sido a primeira competição de Phelps em piscinas de 50 m, o norte-americano já havia nadado em 2010. No início de março, ele disputou um torneio em Maryland, mas em raias de 25 jardas.

Em Chalortte, Phelps ainda disputará os 50 m livre e os 100m costas no sábado e os 200m medley no domingo. O torneio serve de preparação para a seletiva nacional, em Irvine, Califórnia, que definirá os representantes norte-americanos do torneio Pan-Pacífico, a ser disputado em agosto.