Topo

Ana Marcela é 5ª no Mundial de maratona aquática; Poliana não completa

Poliana foi desclassificada na prova de 10 km do Mundial de maratona aquática - Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Poliana foi desclassificada na prova de 10 km do Mundial de maratona aquática Imagem: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

17/07/2010 16h23

Atual campeã da Copa do Mundo de maratona aquática, a brasileira Poliana Okimoto foi desclassificada na prova de 10 km neste domingo, no Mundial disputado em Roberval, no Canadá. A italiana Martina Grimaldi ficou com o ouro, e Ana Marcela Cunha chegou em quinto lugar.

  • Satiro Sodré/Divulgação/CBDA

    Ana Marcela conseguiu seu melhor resultado em prova de 10 km do Mundial de maratona aquática

Poliana chegou a liderar a prova a 10 minutos do final, mas foi ultrapassada pela italiana e, na briga pelo segundo lugar, acabou sendo desclassificada junto com a norte-americana Eva Fabian. Elas passaram pelo lado errado na penúltima boia, a 177 metros da linha de chegada.

Grimaldi acabou vencendo com o tempo de 2h05min45s2, seguida pela compatriota Giorgia Consiglio, 12 segundos mais lenta. A medalha de bronze foi para a australiana Melissa Gorman, e Ana Marcela chegou em quinto com o tempo de 2h05min59s7. A brasileira havia obtido o sexto lugar, mas ganhou uma colocação após a organização da prova estudar protestos das delegações.

“Estou muito cansada, mas satisfeita com o bom desempenho. Sei que foi minha melhor colocação em Mundiais, mas já fiz melhor nos Jogos Olímpicos [5º lugar] e este ano disputei duas vezes com a vencedora”, avaliou Ana Marcela.

“Na travessia de Santos, venci e ela terminou em segundo. Há duas semanas, em Portugal, ela venceu na batida de mão e eu fiquei com a prata. Desta vez, ela venceu com folga e agora é hora de conversar com meu treinador para ver se fiz algo de errado”, completou a quinta colocada.

Este é o último campeonato mundial específico para a maratona aquática. Como virou modalidade olímpica em Pequim-2008, a competição passará a ser disputada junto com o Mundial de esportes aquáticos da Fina, cuja próxima edição acontece em Xangai, no ano que vem.

Poliana, que foi vice-campeã na edição de 2006 nos 10 km, volta para competir a prova de 5 km na terça-feira. Ana Marcela, que melhorou em relação ao décimo lugar conquistado em 2008, também tentará a sorte na prova mais curta.

*Atualizado às 18h06.