Topo

Bousquet vence Europeu e volta a superar 'recorde' de Cielo pós-supermaiôs

Bousquet venceu os 50 m no europeu de natação superando duas vezes a marca de Cielo - AP Photo/Michael Sohn
Bousquet venceu os 50 m no europeu de natação superando duas vezes a marca de Cielo Imagem: AP Photo/Michael Sohn

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/08/2010 12h52

O francês Frederick Bousquet ganhou a medalha de ouro neste domingo na prova dos 50 m livre do Europeu de natação, disputado em Budapeste, na Hungria. Com o tempo de 21s49, ele anotou a segunda melhor marca do ano e voltou a superar os 21s55 de Cesar Cielo, que até então era o recordista da prova na era pós-supermaiôs.

Nas eliminatórias de sábado, Bousquet já havia anotado 21s36, a melhor marca do ano nos 50 m livre, e a melhor da história sem o auxílio de trajes tecnológicos. Quando Cielo cravou seus 21s55 em Paris no mês de junho, ele tinha superado o melhor tempo do russo Alexander Popov, que é de 21s64.

Foi a sétima vez neste ano que Bousquet nadou os 50 m livre em menos de 22 segundos. Cesar Cielo, por sua vez, obteve esse feito apenas três vezes, embora tenha participado de menos eventos do que o rival francês durante a temporada.

Em Budapeste, Bousquet levou o ouro com 0s2 de vantagem para o segundo colocado, o sueco Stefan Nystrand. Seu compatriota Fabien Gilot chegou em terceiro, com 0s27 de desvantagem.

Entre as mulheres, a sueca Therese Alshammar levou o seu segundo ouro seguido na competição ao vencer a prova dos 50 m livre em 24s45. Nos 50 m peito, a russa Yuliya Efimova cravou 30s29 e estabeleceu novo recorde da competição.